O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu na manhã desta sexta-feira, 05, a visita da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Tocantins, Ana Paula Setti Nogueira. Durante o encontro com o secretário, ela apresentou o balanço da situação do setor de bares e restaurantes do Estado, após os três meses de fechamento desses estabelecimentos por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A presidente da Abrasel solicitou apoio do governo do Estado para socorrer esses estabelecimentos, por meio de linhas de créditos, a fim de manter o funcionamento dos bares, restaurantes e os empregos.   Segundo Ana Paula Setti Nogueira, o setor está sendo o mais impactado pela crise da Covid-19. “O segmento foi um dos primeiros a parar com a atividade devido à pandemia, desde o dia 18 de março, após a publicação do decreto municipal. Por conta disso, já houve um número grande de demissões. Só em Palmas, o setor emprega mais de 6 mil pessoas e mais de 1.200 pessoas já foram demitidas”, relatou.

A presidente da Abrasel informou ainda que na capital existem 2.357 estabelecimentos entre bares e restaurantes, sendo que neste período de crise, 40% dos estabelecimentos encerraram as atividades. No Estado, são cerca de 12 mil estabelecimentos. “Estamos aguardando ansiosos a reabertura das atividades”, destacou.

Na ocasião, o secretário ouviu as demandas da presidente da Abrasel e falou das instalações da Sala de Suporte Empresarial, que foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. O espaço foi disponibilizado para atender a classe empresarial, nesta quinta-feira, 04, na sede da SICS, em Palmas. “O governador Mauro Carlesse entende a importância do setor de bares e restaurantes na geração de emprego e renda, e busca medidas que garantam a manutenção dessas atividades”, reiterou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMEC sinaliza nomeação de reitor temporário da Universidade Federal do Norte do Tocantins
Próximo artigoDesempregada do norte do Tocantins que teve auxílio do governo federal negado recorre à justiça