Local onde a vítima teria sido mantida em cativeiro/ Foto: Dicom

Uma ação de combate à criminalidade, deflagrada pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), neste sábado, 13, resultou na prisão de um homem de 24 anos, e na apreensão de um adolescente, de 17 anos. Ambos, juntamente com outros três indivíduos, são suspeitos de praticar os crimes de tráfico de drogas, roubo qualificado com restrição de liberdade de vítima, pelo concurso de pessoas e emprego de arma de fogo e organização criminosa.

Comandada pelo delegado Rossilio Souza Correia e com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), a operação teve início nas primeiras horas da manhã de hoje quando a vítima compareceu até a 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil  e registrou boletim de ocorrência policial, informando que na noite da última sexta-feira, 12, cinco indivíduos armados, em um veículo de cor preta, restringiram sua liberdade  e a levaram para um imóvel, no bairro Taquari.

Uma vez no interior desse imóvel, a vítima, de 19 anos, sofreu violência física e psicológica, inclusive levou um golpe de arma branca em sua perna direita, vindo a causar lesões graves. Por várias horas, ela foi torturada pelos cinco  indivíduos. Após cessar as torturas, os cinco homens foram até a residência da vítima e, mediante grave ameaça com o emprego de arma de fogo, obrigaram sua mãe e seu irmão entregarem suas duas motocicletas e fugiram em seguida.

“Após tomarmos conhecimento dos fatos, mobilizamos nossas equipes e passamos a investigar o caso, indo até o Jardim Taquari, local onde localizamos e efetuamos a prisão de um homem de iniciais L.A.D, de 24 anos, e realizamos a apreensão de um adolescente, de 17 anos, ambos suspeitos de participação nos crimes”, disse o delegado Rossilio.

Com os suspeitos, os policiais civis apreenderam, além de uma das motocicletas de propriedade da vítima, a qual estava em poder do homem maior de idade, várias porções de drogas entre cocaína, crack e maconha, além de balança de precisão. Diante dos fatos, o homem foi preso e o adolescente aprendido em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Drogas e demais itens apreendidos durante a operação / Dicom

Motivação

Ao ser ouvida pela autoridade policial, a vítima relatou que a motivação de tudo isso seria o fato de ela não ter concordado com os criminosos em envenenar um amigo da vítima, o qual é colecionador/atirador de arma de fogo (CAC). “A finalidade do envenenamento seria incapacitar esse homem, com o propósito do grupo subtrair do mesmo um arsenal composto por armas de fogo, com fuzis e pistolas, além de outras armas”, informou o delegado.

Confissão

Ao serem presos, os suspeitos confessaram a autoria delitiva e foram autuados em flagrantes pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado em concurso de pessoas, restrição da liberdade da vítima, e emprego de arma, além de organização criminosa. Ressalte-se que os dois primeiros crimes são permanentes e os demais são conexos aos outros delitos.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o homem maior de idade foi recolhido à Unidade Penal de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. O Adolescente foi entregue aos cuidados da Vara da Infância e da Juventude. As investigações terão continuidade a fim de que a Polícia Civil possa localizar e prender os demais integrantes da organização criminosa.

Na avaliação do delegado Rossilio Correia, a operação desencadeada neste sábado foi muito exitosa, pois foi possível desvendar toda a dinâmica dos vários crimes praticados que são de natureza gravíssima e capturar dois dos envolvidos na empreitada criminosa.

“A Polícia Civil do Tocantins não mediu esforços e trabalhou incansavelmente durante todo esse sábado, a fim de desvendar todas as circunstâncias desses crimes praticados contra essa vítima que foi sequestrada e torturada pelos criminosos, por ter se negado a participar de um plano de um envenenamento de um colecionador, para que os suspeitos pudessem se apoderar de seu arsenal de armas, que provavelmente seriam utilizadas para a prática de crimes diversos em Palmas”, frisou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApostador da mega-sena de Lagoa da Confusão leva mais de R$ 40 mil na quina
Próximo artigoPrazo para regularizar situação eleitoral está próximo do encerramento, alerta TRE-TO