Equipe do Tocantins participou de palestras e painéis e oficinas com o objetivo de melhorar a atuação no campo da correição / Foto: CGE/Governo do Tocantins

Equipe da Corregedoria-Geral do Tocantins marcou presença no Encontro Regional de Corregedorias – Norte e Nordeste, evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro, realizado nos dias 23 e 24 de abril, teve como objetivo debater temas relacionados à matéria disciplinar e oferecer oficinas de capacitação para aprimorar o desempenho das atividades correcionais.

Realizado no Instituto Federal de Alagoas, em Maceió, o evento reuniu servidores e empregados públicos federais, estaduais, municipais e distritais interessados em aprimorar os processos disciplinares. Além das palestras e painéis, aconteceram oficinas especialmente direcionadas para a capacitação dos participantes, fornecendo conhecimento prático para melhorar a atuação no campo da correição.

A corregedora-geral do Estado, Vagléia Inácio Montelo Camarço, ressaltou a importância do evento para fortalecer as práticas correcionais em todo o país. “Este encontro é uma oportunidade única para compartilhar experiências e aprender com outros colegas da área. A troca de conhecimento é essencial para a evolução constante do setor público e para garantir processos mais transparentes e justos”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento, a diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse da Silva Cunha; a presidente da Comissão Permanente de Procedimento Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica; Marcilene Divina Soares dos Santos; e o presidente da Compa III,  Henrique Aires Loureiro.

Reunião Ordinária

Também aconteceu no dia 22, a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Rede de Corregedorias. O grupo de trabalho da Rede apresentou a minuta regulamentadora de acordos substitutivos em matéria disciplinar. Esse trabalho tem como objetivo aprimorar e modernizar os procedimentos relacionados à disciplina no âmbito das corregedorias.

A Corregedoria-Geral do Tocantins integrou o grupo de trabalho representado por Chirleide Carlos Gurgel, presidente da II Comissão Permanente de Procedimentos Disciplinares e Sindicância (Compa II). Durante o evento, a presidente destacou a colaboração entre diferentes níveis de governo, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias eficazes na área disciplinar. “O evento promoveu discussões significativas e, com a participação da Corregedoria-Geral do Tocantins, espera-se que as práticas correcionais no Estado ganhem novas perspectivas e conhecimentos para aprimorar a integridade e a eficiência do serviço público”, salientou.

A Rede

A Rede de Corregedorias, parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), é coordenada pela Corregedoria-Geral da União e busca integrar as atividades de correição de seus membros, que incluem as Corregedorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal, órgãos do Poder Executivo Estadual e Distrital, bem como outros poderes estaduais e municipais.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa inaugura Sine em Luzimangues e destaca ampliação de vagas de emprego para o distrito de Porto Nacional
Próximo artigoA pedido de Amélio Cayres, governador Wanderlei sanciona Lei que nomeia Colégio Militar em São Miguel do Tocantins