Em Guaraí os cuidados com a saúde da população começam desde cedo. Neste sentido o Governo Municipal lançou na manhã desta sexta feira 22, o projeto “Guaraí Amigo da Criança”, que tem como objetivo levar atendimento pediátrico gratuito a crianças de 0 a 12 anos.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria e Coordenação da Atenção Básica em Saúde. Os atendimentos são feitos pelo casal de médicos pediatras voluntários Janduy Santos de lima (pediatria, e terapia intensiva pediátrica e neonatal) e Dayane Fernanda de Amorim Santos (pediatria, cardiologia pediátrica e ecocardiografista pediátrica), com apoio das equipes das unidades de saúde.

Além dos profissionais da área de saúde, participaram do lançamento do projeto o prefeito Francisco Júlio, a primeira-dama Denize Sobrinho, a diretora da Atenção Básica em Saúde Lucilene Pinheiro e várias pessoas da comunidade.

Pela manhã as consultas foram realizadas na Unidade Básica de Saúde José Coelho dos Santos, na Avenida Tocantins. À tarde, os atendimentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde José Paulo de Tarso Vasconcelos, no Setor Aeroporto, e na Unidade Básica de Saúde Antônia Correia de Almeida, no Setor São Luís. As consultas foram previamente agendas. Já na manhã deste sábado, 23, às 8 horas, os especialistas atenderão na Unidade Básica de Saúde José Lomazzi Filho, na Avenida Tiradentes, no Centro.

De acordo o prefeito Francisco Júlio o projeto “Guaraí Amigo da Criança” vai garantir atendimentos às crianças do município voltados à prevenção e cura de doenças comuns nesta faixa etária. Ainda segundo o gestor, a meta do Governo Municipal é que até dezembro sejam atendidos todos os bairros de Guaraí.

A diretora da Atenção Básica em Saúde destacou a importância do projeto devido ao aumento da demanda de crianças nessa faixa etária, lembrando que Guaraí registra o nascimento de aproximadamente 500 crianças por ano, necessitando da expansão de atendimentos nesta área. “A vinda de mais dois pediatras garantirá atendimento a muito mais crianças”, disse.

Rosânia Alves, mãe do pequeno de João Lucas de 2 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Guaraí. Para ela, com mais dois pediatras atendendo vai diminuir significativamente o tempo de espera por consultas das crianças.

A primeira-dama Denize Sobrinho, que é profissional da área da saúde, afirmou que o projeto será de extrema importância para todos do município. “Teremos todas as nossas crianças atendidas e assistidas, pois a prevenção de doenças nessa faixa etária garantirá uma vida saudável futuramente a essas crianças”, comentou.

Agendamento

As consultas do projeto “Guaraí Amigo da Criança” devem ser agendadas previamente nas Unidades Básicas de Saúde onde ocorrerão os atendimentos da semana. Mensalmente serão atendidas 90 crianças. A agenda de atendimentos do mês de maio será publicada em breve.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRicanato fecha com mais três reforços para a sequência do Tocantinense 2016
Próximo artigoMPE solicita que Prefeitura de Palmas substitua monitores por professores concursados