Sisepe/TO
Sisepe/TO
Sisepe/TO

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) repudia as declarações do governador Marcelo Miranda divulgadas nesta quarta-feira, 21, por meio de nota na página oficial do Governo do Estado na internet, onde diz que o Governo tem tomado medidas para conter a crise financeira no estado, trabalhado para pagar o 13º salário do servidor público e chama o posicionamento do SISEPE-TO de “manifestações oportunistas, desrespeitosas e de fundo político-sindical.”

O SISEPE-TO esclarece que, diferentemente do que foi afirmado pelo governador Marcelo Miranda, sua gestão não tem tomado as medidas necessárias para retomar o equilíbrio financeiro das contas públicas do Estado. Prova disto é que, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no mês de agosto, o próprio Secretário de Administração do Estado, Geferson Barros, mostrou que a folha de pagamento contava com 15.104 (quinze mil cento e quatro) contratos temporários. Após a medida anunciada pelo próprio Governador Marcelo Miranda de cortar mais de 2.500 (dois mil e quinhentos) contratos em novembro como forma de conter as despesas com pessoal, a folha de pagamento deu um salto e contava em novembro com 16.802 (dezoito mil oitocentos e dois) contratos temporários.

Desta forma, o SISEPE-TO cobra explicações ao governador Marcelo Miranda sobre qual a fórmula matemática usada em sua gestão que justifique o aumento no número de contratos mesmo após a suposta redução para conter o avanço dos gastos.

O SISEPE-TO rebate ainda a afirmação do governador Marcelo Miranda de que o governo esteja trabalhando para pagar o 13º salário do servidor público e de que o Tocantins é um dos poucos estados a garantir o pagamento do salário em dia enquanto vários outros têm atrasado e parcelado o salário dos servidores. O SISEPE-TO informa ao senhor governador de que o pagamento do salário dos servidores públicos em dia não é um mérito, mas sim uma obrigação da gestão, bem como o pagamento do 13º salário, garantido pela Constituição Federal.

Os recursos da repatriação são um fundo extra oferecido pelo Governo Federal para socorrer estados em crise. O 13º salário é uma despesa prevista na Lei Orçamentária, que determina ainda que o governo deve reservar todos os meses o equivalente a 1/12 (um doze avos) do orçamento para garantir o pagamento do 13º. Logo, o governo não deveria contar com o dinheiro da multa para pagamento do décimo, o que revela um evidente despreparo e falta de planejamento do governo Marcelo Miranda.

O SISEPE-TO ressalta ainda que todo e qualquer posicionamento deste sindicato é pautado em estudo e conhecimento técnico e que a política sindical do SISEPE-TO é defender os direitos do servidor público do Estado do Tocantins e não fazer oportunismo.

Para finalizar o SISEPE-TO reforça a certeza de que para se retomar o controle das contas públicas e honrar os compromissos com os servidores públicos estabelecidos no próprio orçamento é preciso ter coragem, pulso firme e ser um autêntico gestor para tomar atitudes com austeridade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador diz que Estado vive num momento difícil mas não mede esforços para pagamento do 13º
Próximo artigoMarcelo Miranda fala em parceria para superar momento de crise econômica