Mais uma turma de estudantes visitou a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na manhã desta quinta-feira, 7. Desta vez, foram os alunos da Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, de Guaraí, e estudantes da extensão rural da Escola Estadual Irineu Albano Hendges.

Eles foram selecionados para o passeio cultural por terem destaques em notas, em comportamento e na capacidade de aprendizagens.

O passeio cultural começou na quarta-feira, em Guaraí. Como os estudantes residem na zona rural, a 63 km da cidade, não conheciam as dependências das instituições públicas da cidade, então, eles visitaram a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

E na manhã desta quinta-feira, os estudantes foram conhecer a Assembleia Legislativa, o Palácio Araguaia, a Secretaria da Educação; e, no período da tarde, eles visitarão o Tribunal de Contas e irão ao cinema.

Na Seduc, foram recebidos por Amanda Pereira Costa, superintendente de Educação Básica, e pelo secretário Executivo, Robson Vila Nova. O passeio cultural foi promovido pelo professor e vereador Mikeias Feitosa e pelo diretor da escola, Francisco Marques.

Roteiros de aprendizagens

O professor Pedro Franco Noleto Neto, que leciona Química, Matemática e Física, falou das aprendizagens e percepções que ocorrem durante o passeio cultural. “A escola mantém um padrão de qualidade no ensino e na aprendizagem. E nessa aula diferenciada, os estudantes conhecem mais sobre a história e a geografia do Tocantins, de uma forma mais divertida e dinâmica”, frisou.

A estudante Juliana Reis Lopes, 15 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância da inciativa. “É muito interessante estarmos aqui, porque, para mim, é a primeira vez que venho a Palmas. Por outro lado, o que aprendemos aqui repassaremos para os outros alunos”, comentou.

O estudante Rômulo Campos, 17 anos, que está concluindo o ensino médio, destacou as impressões. “Não imaginava a forma de trabalhar dos representantes públicos. Conhecemos os deputados, mas não imaginava que eles têm um espaço e uma agenda de trabalhos. Voltaremos para a nossa escola com uma nova visão sobre a administração pública, e isso nos ajudará a compreender melhor os conteúdos que estamos estudando”, comentou Rômulo.

Isaías Jardim da Silva Júnior tem 17 anos e cursa a 2ª série do ensino médio. Ele ficou empolgado com os novos conhecimentos adquiridos. “Não imaginava que aqui ficava o Centro Geodésico do Brasil, localizado no Palácio Araguaia. Percebemos essa grandiosa história do Tocantins e isso é a nossa identidade. E foi importante conhecer o trabalho realizado pela gestão pública, são ações que trazem impactos para a população. Essa viagem nos trouxe conhecimentos culturais, históricos e geográficos. Vamos voltar para a escola mais animados e com novas ideias”, frisou Isaías.

O secretário Executivo, Robson, explicou que trazer estudantes para conhecer a Secretaria é importante para que eles tenham conhecimento dos setores e suas respectivas funções direcionadas para as unidades escolares. “As escolas devem ser compreendidas como espaços de oportunidades. Quantas coisas acontecem na sala de aula, que poderá servir de incentivo ou de motivação para os estudantes, como as olimpíadas escolares e os programas como o Jovem Senador, Parlamento Jovem, Jovem Embaixador, e outras iniciativas que promovem o protagonismo juvenil”, esclareceu.

O diretor da escola, Francisco, lembrou o amor e a dedicação da equipe escolar. “Saímos todos os dias de Guaraí, às 4 horas da manhã para a escola e lá passamos o dia inteiro. E o trabalho tem um resultado excelente, graças à união de todos”, ressaltou.

O vereador Mikeias contou que foi aluno de escolas públicas, atuou com presidente do grêmio estudantil e foi jovem parlamentar. “Percebemos que a Seduc desenvolve um trabalho que valoriza e dá visibilidade aos estudantes”, frisou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBolsonaro confirma a Carlesse vinda ao Tocantins para assinatura de contratos com a CEF
Próximo artigoOperação da polícia prende seis pessoas em Guaraí por envolvimento com tráfico de drogas