Halum, Vicentinho e prefeitos em audiência com o secretário-executivo
Halum, Vicentinho e prefeitos em audiência com o secretário-executivo
Halum, Vicentinho e prefeitos em audiência com o secretário-executivo

Em audiência com o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Nelson Negreiros, o deputado federal César Halum (PRB/TO), juntamente com o senador Vicentinho Alves (SDD/TO) propuseram o início de estudos para a construção de três novo aeroportos regionais em Tocantins, nas cidades de Araguanã, Combinado e Santa Rosa. Também estavam presentes os prefeitos das respectivas cidades, Alan Brasil, Mariinha e Ailton Araújo.

Os pedidos fazem parte da primeira etapa do plano de aviação regional do Governo Federal. Serão contemplados nessa primeira fase 270 aeroportos regionais. As medidas permitirão aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregar novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular, aumentar o número de rotas operadas pelas empresas aéreas. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,7 bilhão em 67 aeroportos na região Norte. “O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares”, disse César Halum.

O deputado lembra que Araguanã tem um grande potencial turístico, onde se encontram as praias de água doce mais visitadas do Estado: Araguanã, do Escapole e do Murici, e está a 100km de distancia do aeroporto mais próximo (Araguaína).

“Os projetos promoverão a construção, melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, construção de pistas, terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC)”, explicou Halum.

Dentre os critérios para análise de relevância do aeródromo serão consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Além disso, serão considerados aspectos socieconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional. Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.

César Halum tem apoiado também, de forma intensiva, o pleito do município de Combinado, onde “a prefeita Mariinha tem sido um ponto de referencia de nossas ações no Sudeste do Estado”.

Os planos de investimentos obedecerão as seguintes fases: diagnóstico da infraestrutura e da gestão dos aeródromos; elaboração do programa de necessidades de investimento e de projetos conceituais e termos de referência de equipamentos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCampelo diz que prefeito não tem vontade de resolver problema de Setor em Palmas
Próximo artigoAudiência pública em dezembro irá debater as condições em que é realizado o transporte de indígenas