Deputado Federal Junior Coimbra(PMDB)
Deputado Federal Junior Coimbra(PMDB)
Deputado Federal Junior Coimbra(PMDB)

Após a aprovação na última terça-feira (05) pelo Plenário da Câmara dos Deputados do texto base da parte geral do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10) apensado ao PL 6025/05, os parlamentares votarão na próxima semana os destaques a esta parte do código e as outras partes do projeto.

Segundo o vice-líder do PMDB na Câmara, deputado Júnior Coimbra, a maior polêmica da parte geral diz respeito ao pagamento de honorários de advogados públicos, cuja discussão foi adiada. “Os honorários são pagos a quem ganha o processo. Hoje, nas causas em que a União é vencedora, os honorários são incorporados ao orçamento do governo federal. Pelo texto do relator do novo código, os honorários serão pagos ao advogado público na forma de uma lei posterior”, explicou o deputado.

Júnior Coimbra afirmou que o PMDB apresentou destaque para retirar esse dispositivo do texto. Já o relator do CPC, deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defendeu os honorários. Ele lembrou que, da forma como está no texto, o pagamento ainda dependerá de regulamentação em lei.

Para o vice-líder do PMDB outro ponto que poderá ser discutido na próxima semana é a proposta do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) de impedir qualquer penhora de contas e investimentos por meio de liminar. “Trata-se de um ponto bastante polêmico, que vai gerar uma grande discussão”.

Conforme acordo dos líderes, os partidos tem até segunda-feira (11) para apresentar os questionamentos sobre a parte geral do novo CPC. Júnior Coimbra acredita na finalização de votação da proposta na próxima semana.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Araguaína testa máquina recicladora de asfalto
Próximo artigoMPF/TO obtém reintegração de posse de área federal que havia sido grilada