Serviço estava parado desde 2017 - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

As primeiras cirurgias pediátricas da região do Bico do Papagaio iniciaram na sexta-feira, 20, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O atendimento estava parado desde 2017 e como prioridade a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reestruturou o serviço e a unidade voltou a ofertar esse tipo de procedimento sem a necessidade de envio de pacientes para outras unidades hospitalares.

“O Hospital Regional de Augustinópolis é referência para 24 municípios em urgência/emergência e atendimentos eletivos, sendo regulado, via Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera, para as mais variadas especialidades. Nesse sentido, o retorno dos atendimentos das cirurgias pediátricas foi um grande sucesso, pois podemos ofertar, aos nossos pequeninos, consultas e cirurgias aqui mesmo em nossa região”, destacou a diretora-geral do HRAUG, Cristiane Uchôa.

No primeiro agendamento, foram atendidas crianças entre 2 e 8 anos, dos municípios de Itaguatins, São Sebastião, Carrasco Bonito, Sampaio, Praia Norte e Sítio Novo. As cirurgias realizadas são de Orquidopexia bilateral, Hernioplastia umbilical e Hernioplastia Inguinal.

O cirurgião-geral pediátrico, Pablo Baptista Oliveira, destacou que “é extremamente importante o papel que este hospital exerce hoje para a população da região, por isso o retorno desse atendimento aqui é muito importante, pois a criança recebe um atendimento especializado sem precisar de um deslocamento tão grande, fora os demais benefícios, como por exemplo o tempo de espera que esse atendimento traz aos pacientes”.

O pequeno Bernardo, de dois anos, do município de Praia Norte foi um dos pacientes beneficiados com o retorno do atendimento. “Antes, tínhamos que nos deslocar até Palmas para fazer qualquer tipo de cirurgia pediátrica, porque aqui não tinha médico especialista e, há uns 10 meses que estávamos tentando realizar esse procedimento e não tínhamos conseguido ainda. Graças a Deus, agora na cidade de Augustinópolis, temos o cirurgião pediátrico para facilitar e trazer mais tranquilidade para nós pais e aos nossos filhos”, ressaltou a mãe do paciente, Ávila Alves.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIML de Palmas aguarda familiares para reconhecimento de corpo já identificado
Próximo artigoBombeiros militares combatem incêndio em hospital particular, em Palmas