Dando continuidade aos trabalhos para identificar os problemas e buscar soluções para a revitalização da avenida Tocantins, em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 23ª Promotoria da Capital, conduziu nova audiência administrativa com representantes de diferentes setores da gestão municipal de Palmas.

A apresentação de um vídeo com imagens da avenida, feito com o auxílio de um drone, possibilitou que os presentes pudessem analisar detalhes, como a falta de padrão e de nivelamento das calçadas, que são muito estreitas em alguns pontos, além de estacionamento irregular, falta de uso das ciclovias e de sinalização de alguns pontos.

Após uma série de debates, a promotora de Justiça Kátia Gallieta definiu o prazo de 10 dias para que a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) apresente relatório informando o número de acidentes antes e depois da instalação da ciclovia na avenida Tocantins e encaminhe um levantamento contendo dados como largura da calçada, dos estacionamentos e um estudo de impacto de trânsito após a instalação.

Também foi solicitado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sesdur) que informe a quantidade de ambulantes instalados nas calçadas da avenida.

O prazo para o envio das informações é de 10 dias, período após o qual o grupo volta a se reunir no MPTO.

Ruas Completas

Um representante do instituto de pesquisa World Resources Institute (WRI) Brasil que trabalha com o conceito de “Ruas Completas”, realizou uma exposição sobre o tema. São ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte. Incorporando alternativas de desenho urbano que respondam ao contexto local da área onde se localizam, reflitam a identidade da rua e as prioridades daquela comunidade.

Há ganhos relevantes de acessibilidade e do transporte coletivo, seja na qualidade do acesso das pessoas até os pontos de parada, seja na operação, a partir de vias exclusivas, por exemplo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLula tem 48% das intenções de voto, e Bolsonaro 21%, diz pesquisa Genial/Quaest
Próximo artigoWanderlei prorroga por mais um ano indenização de R$ 500 a servidores do sistema penitenciário e socioeducativo