Levar informações sobre o uso racional da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes é o objetivo da Olimpíada Nacional

de Eficiência Energética (ONEE). Podem participar estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto

da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) com a realização das distribuidoras da Energisa no Tocantins e nos outros 10 estados onde atua, além de outras concessionárias do país.

Para engajar a participação dos estudantes, a Energisa Tocantins vai realizar uma ação de engajamento em algumas escolas públicas do estado. Na próxima segunda-feira, 10/10 a ação vai acontecer na Unidade 1 do Colégio Militar de Palmas, na 206 Norte, das 08h às 09h.

Nesta sexta-feira, 07 de outubro, o caminhão do projeto Nossa Energia também estará presente nas feiras de tecnologia de escolas de Palmas e Paraíso do Tocantins. para visitação dos alunos e população em geral. Confira os locais e horários:

IFTO Paraíso do Tocantins

Dia: Sexta, 07/10

Horário: 10:00 às 17:00 horas

Endereço: Distrito Agroindustrial, BR 153, Paraíso do Tocantins

Colégio Objetivo Palmas

Dia: Sexta, 07/10

Horário: 18h às 20h

Endereço: Quadra 402 Sul, conjunto 02, lote 08, Palmas

A energia elétrica é essencial para desenvolver qualquer atividade, mas o uso inadequado pode trazer prejuízos para a população e o meio ambiente. “A Olímpiada

surgiu com o propósito de estimular professores e alunos a adotarem práticas que fortaleçam o uso racional de energia”, comenta Domingos Pinto Costa Junior, engenheiro eletricista, especialista em eficiência energética.

“A Energisa desenvolve ações contínuas para estimular o uso consciente da energia elétrica. Em 2023, iremos investir mais de R$ 30 milhões em projetos

de eficiência energética. Eles são norteados pelos nossos compromissos de sustentabilidade, e mitigam impactos do negócio com olhar para o uso consciente de energia, água, resíduos e a redução de emissões. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vem

fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis com a participação de estudantes e professores que serão os multiplicadores desse conhecimento”, afirma o coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Thiago Peres de Oliveira.

Como participar

Os interessados poderão realizar a inscrição até 21 de outubro, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada.

O estudante deve ser inscrito na olimpíada pelo representante ou colaborador da escola em que estuda, na série ou ano em que estiver cursando.

Os estudantes e professores participarão de uma capacitação prévia para se prepararem para a disputa por meio de uma plataforma digital.

A ferramenta é composta por três módulos voltados para os professores e três módulos para os alunos, que contemplam assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de gamificação, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluirão também a realização de “blitz da eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora. Serão ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da Olimpíada.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Estado abre credenciamento para realização de cirurgias cardíacas eletivas
Próximo artigoPrefeito de Pedro Afonso usa próprio salário para construção de casas populares para famílias de baixa renda