Presidentes de sindicatos rurais do Tocantins
Presidentes de sindicatos rurais do Tocantins

Ao lado da presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, 29 presidentes de sindicatos rurais do estado visitaram nesta quinta-feira (19) a Embrapa Cerrados. Eles conheceram as linhas de pesquisa desenvolvidas pela unidade que visam a aprimorar a agropecuária no bioma.

Os dirigentes assistiram à palestra do chefe da Embrapa Cerrados, Cláudio Takao Karia, sobre as tecnologias produzidas pela empresa nos últimos 40 anos que tornaram possível a agricultura e a pecuária no cerrado e no Tocantins.

“Nós estudamos o regime de chuvas da região, diagnosticamos as plantas nativas, fizemos a caracterização do solo, o zoneamento climático, entre outros estudos, para que hoje esse bioma pudesse ser referência em produtividade no mundo”, afirmou o pesquisador.

Kátia Abreu lembrou que, antes de a Embrapa desenvolver espécies especificas para a região, os produtores locais importam sementes. “A ocupação do centro e de parte do norte do país se deve à esses estudos desenvolvidos pela Embrapa, que impulsionaram de forma definitiva nossa agropecuária”, comentou a senadora.

O grupo fez visitas de campo, onde conheceu o programa de melhoramento genético de mandioca e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Visita à Brasília

A visita à Embrapa Cerrados faz parte da programação de dois dias dos presidentes de sindicatos em Brasília, a convite da senadora. Nesta manhã, assistiram a palestras na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Na quarta-feira, levaram as demandas das entidades ao Sebrae Nacional. Reuniram-se ainda com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira para agradecer pela promulgação do projeto de autoria de Kátia Abreu que acaba com a cobrança retroativa do Funrural.

Embrapa Cerrados

A Embrapa Cerrados é uma das 47 unidades da Embrapa. Foi criada em 1975 com o desafio de viabilizar a produção agrícola no Cerrado brasileiro, com foco no desenvolvimento sustentável. Atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento que buscam ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos naturais do bioma.

Ao longo de sua existência, a Embrapa Cerrados desenvolveu diversas tecnologias que contribuíram para transformar a região numa das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCarlesse solicita do governo com urgência soluções para ‘curva da morte’
Próximo artigoNaturatins de Arapoema doa mudas para proprietários de terras às margens do Araguaia