Com o objetivo de propor soluções como, valorização e melhores condições de trabalho para os servidores que atuam na área de tecnologia da informação (TI) do quadro de servidores estaduais, a Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO) reuniu-se nesta semana com gestores do poder executivo estadual.

Na terça-feira, 31, o presidente da Associação, Afrânio Vilar, foi recebido pelo vice-governador Wanderlei Barbosa, e na quarta-feira, 1º, o encontro foi realizado com o presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), Thiago Maciel.

As reuniões foram regidas sob a mesma pauta, o déficit de servidores estaduais de TI que está em torno de 57% e outros dados apontados em relatório produzido pela AsticTO. Ao analisar o documento, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, demonstrou preocupação com o cenário. “Vamos marcar uma reunião com a Associação, Secad e ATI para discutirmos a situação dos profissionais da área de tecnologia”, disse.

O referido estudo foi protocolado na Vice-Governadoria, na Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins e na Secretária da Administração sob os protocolos: SGD 2021/09019/008492, SGD 2021/26819/006671 e SGD 2021/23009/059113, respectivamente.

O presidente da ATI, Thiago Maciel mostrou-se solícito com os dados apresentados pela associação e se predispôs a colaborar com os trabalhos propostos.

“A ATI está empenhada em colaborar com a iniciativa da AsticTO, unindo forças na discussão de estratégias para a melhoria do quadro atual que se encontram os servidores de TI do Governo do Estado, auxiliando na construção de um PCCR [Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração] justo para as carreiras de Tecnologia, bem como na iniciativa de aumentar o quadro existente, regulamentando as atribuições e competências para uma nova proposta de concurso público”, destacou o presidente da ATI.

“A Associação tem observado a situação que a área de tecnologia da informação se encontra, e vem buscando estratégias para subsidiar a gestão Estadual em relação aos problemas enfrentados pelos profissionais de TI. E o diálogo aberto com o vice-governador e o presidente da ATI foi um avanço, uma vez que, ambas as partes demonstraram interesse em colaborar com melhores condições de trabalho para a categoria”, pontuou o presidente da AsticTO, Afrânio Vilar.

O próximo passo será a criação de um Grupo de Trabalho com representantes da AsticTO e ATI para elaboração de proposta de um PCCR próprio da área de Tecnologia da Informação. Os trabalhos oriundos desse grupo serão levados à Secad para análise e discussão.

Estudo

O levantamento de dados e informações iniciado em maio deste ano resultou, no final de agosto, em um relatório intitulado “Déficit dos Servidores de Tecnologia da Informação do Quadro Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins”. Como resultado das informações levantadas constatou-se que a estrutura de recursos humanos de TI, do Quadro Geral do Executivo do Estado do Tocantins, de forma geral, apresenta problemas, notadamente quanto à falta de cargos e carreiras especificas, remuneração coerente com a relevância e complexidade das atribuições desenvolvidas a falta de políticas de capacitação permanente e valorização dos servidores.

Outro fator preocupante que o estudo mostrou é que muitos profissionais com grande capacidade produtiva e intelectual estão evadindo das estruturas de governo por falta de oportunidade e remuneração condizente com o mercado de trabalho do setor privado, o que poderá ocasionar defasagem significativa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins caso não sejam tomadas medidas preditivas.

Confira todos os detalhes do estudo aqui.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulher suspeita de matar o próprio cunhado a golpes de faca é presa em Dianópolis
Próximo artigoLei apenas inicia estudos para concessões de parques estaduais