O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Pedro Afonso, cidade a 214 km de Palmas, recebeu na segunda quinzena de agosto um kit laboratório de informática composto de 20 microcomputadores, 10 estabilizadores, um servidor multimídia, uma impressora multifuncional e um roteador ADSL Wifi integrado.

Os equipamentos foram disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do pregão eletrônico do Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No Tocantins a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é desenvolvida através de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec). Ao todo são 14 municípios que dispõem de polos da UAB, oferecendo cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, somando 30 cursos.

Segundo a gerente de Formação Profissional da Agetec, Penha Barbosa, esta ação somente foi possível devido a parceria firmada entre a Prefeitura de Pedro Afonso, que na condição de mantenedora do Polo, garantiu o espaço físico com a infraestrutura necessária e apropriada para atender os estudantes. “A ideia é aumentar ainda mais a inserção de alunos as tecnologias da informação no âmbito da educação a distância, oferecendo um ensino de qualidade que auxilie a desenvolver a potencialidade dos estudantes”.

Tal conquista representa no âmbito da Educação a Distância, qualidade no acesso ao ensino conectado, através dos meios que facilitam e exploram a sua potencialidade”, explicou a gerente.

No polo da cidade de Pedro Afonso são oferecidos cursos técnicos em agronegócio ofertados pela Agetec e cursos de segurança do trabalho, meio ambiente, serviços públicos, manutenção e suporte em informática oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), além de graduação em administração pública, oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Universidade Aberta do Brasil

O objetivo dessa modalidade de ensino é descentralizar a oferta do ensino superior no Brasil e proporcionar à população que mora no interior do Estado, a oportunidade de conclui cursos gratuitos e de qualidade. Os cursos são ofertados por meio da Agetec, juntamente com as prefeituras, instituições de ensino superior e a coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGuaraí: Jovem pego com 1kg de maconha foi acusado de tráfico e preso
Próximo artigoGuaraí: Governo deve liberar mais de R$ 500 mil em crédito para pequenos empreendedores