Ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Agência de Fomento, para a liberação de crédito, sem burocracia, a micros e pequenos empreendedores de Guaraí e região, promoveu quase cem atendimentos na última semana.  O valor total solicitado foi de R$ 570 mil que, quando liberado, vai ajudar a fortalecer a economia local.

Das solicitações feitas, 13 são para o setor de comércio e serviços; cinco para o turismo; dois para a indústria; quatro para o agronegócio; 41 para o microempreendedor individual; e 30 para pessoa física, que possuem algum negócio próprio.  De acordo com a gerente do programa Tocantins Produtivo, Geórgia Rodrigues, 90% das solicitações são destinadas a melhorias nas instalações e compra de equipamentos. “Eles estão buscando melhorar a saúde financeira dos seus empreendimentos”, pontua.

A análise e liberação dos créditos solicitados leva entre sete a 30 dias, dependendo de cada caso. “Essa é uma oportunidade de fomentar a economia do município e de gerar mais empregos”, avalia o diretor de Indústria e Comércio de Guaraí, Joaquim Damasceno.

Como resultado da ação, a partir de agora os empresários poderão fazer a solicitação de crédito sem precisar se dirigir a Palmas. A cidade de Guaraí conta agora com um representante do Tocantins Produtivo e uma pessoa da Associação Comercial, Agropecuária e Industrial, para fazer a mediação entre o empreendedor e a Agência de Fomento.

O presidente da Agência, Freire Júnior, destacou a importância da iniciativa. “É mais uma etapa da estratégia governamental de financiamento a quem precisa e a quem tem condições de ajudar no desenvolvimento do nosso Estado. Vamos continuar trabalhando nesse sentido”, ressaltou.

A mobilização é mais uma etapa do programa Tocantins Produtivo, desenvolvido pela Sedetur. Em Guaraí, além a Agência de Fomento, a ação contou com a parceria com a Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIAG).

Tocantins Produtivo

É um projeto desenvolvido pela Sedetur em parceria com as prefeituras municipais, que busca fortalecer os micros e pequenos empreendedores com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, principalmente com a geração de renda e emprego.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUniversidade Aberta do Brasil de Pedro Afonso ganha laboratório de informática
Próximo artigoPolícia recupera motocicleta e notebook roubados e prende autores