ecoporto de praia norte
ecoporto de praia norte
ecoporto de praia norte

O Ecoporto de Praia Norte, município localizado no Norte do Tocantins na região do bico do papagaio, está em fase final de implantação e deve entrar em atividade já em 2014 conectando o Tocantins ao Oceano Atlântico através do porto de Belém – PA e à Zona Franca de Manaus – AM.

André Pugliese que é Diretor do Departamento de Planejamento e Empreendimentos Estratégicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), afirma que as obras de infraestrutura viária no local já estão em andamento e devem ser finalizadas até a segunda quinzena de novembro deste ano.

Ao todo, entre as obras de infraestrutura viária para acesso ao Ecoporto e de implantação do Ecoporto, já foi investido mais de R$ 7 milhões nas obras, conforme a Sedecti.

O representante da administração do Ecoporto, o empresário alemão Klaus Weyand, frisou que quando estiver operando em capacidade máxima, Praia Norte terá capacidade de transportar até 1,5 milhão de toneladas de cargas entre Manaus e o Tocantins e o porto de Belém, possibilitando uma gama de possibilidade de investimento de grandes indústrias. “Já foi assinado um protocolo de intenções entre os governos do Tocantins e do Amazonas para criar no Ecoporto de Praia Norte, um entreposto fiscal alfandegado da Zona Franca de Manaus”, explicou Klaus.

O Porto de Praia Norte conta com estrutura de piers para embarque e desembarque de produtos, Armazéns Alfandegados, um pequeno estaleiro para reparos de embarcações, galpões, acessos, trevos, pátios, controle de fiscalização, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, asfaltamentos dos pátios e instalação da rede de iluminação.

Zona Franca de Manaus

Um dos mais importantes polos industriais do Brasil, a Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental. Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o polo industrial abriga cerca de 600 indústrias especialmente concentradas nos setores de eletroeletrônicos.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorContratada da Vale em Marabá, Camargo Correa é criticada por desprezar mão de obra local
Próximo artigoHomem morre prensado por meia tonelada de maconha no MS