Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Contratada da Vale em Marabá, Camargo Correa é criticada por desprezar mão de obra local
    PARÁ

    Contratada da Vale em Marabá, Camargo Correa é criticada por desprezar mão de obra local

    Por Norte do Tocantins16 de setembro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    sine de maraba-pa
    sine de maraba-pa
    sine de maraba-pa

    Preocupado com informações obtidas junto a empresários locais de que a Camargo Corrêa, empresa contratada pela Vale para efetuar a duplicação da Estrada de Ferro Carajás no perímetro que compreende o município de Marabá-PA, estaria subsidiando serviços para comerciantes e empresários de outras localidades, preterindo os locais, o vereador Antônio Araújo (PR) ingressou na sessão ordinária na Câmara Municipal de Marabá esta semana, com um pedido para que seja marcada uma audiência pública com a Vale e a Camargo Corrêa para se debater os moldes do empreendimento, e disse ser primordial que seja dada prioridade ao comércio marabaense. “Nossa taxa de desemprego já é alta, e o nosso comércio precisa desse incentivo”, disse o vereador.

    Para ilustrar o assunto, Araújo passou alguns slides sobre uma matéria do jornalista Lúcio Flávio Pinto sobre a atuação da empresa na região, em que são apresentados os números lucrativos da Vale e seu crescimento, apontando para que até 2017 o Estado do Pará seja o maior extrativista de minério do País, superando Minas Gerais. Com isso, a Vale será a maior comercializadora intercontinental do produto. “A previsão é de que em 40 anos tenhamos apenas uma cratera de lembrança do que um dia foi a maior mina a céu aberto, e o que ficará para a comunidade?”, indagou, revelando ainda que obteve informação de que a Camargo Corrêa vem contratando empresa de fora para realizar medicina do trabalho, e pediu que as empresas locais sejam prestigiadas.

    Muito ligada no que tange a forma de atuação da Vale e o tratamento da mineradora com a região e, principalmente, com Marabá, a vereadora Antônia Albuquerque, a Toinha do PT, disse que a Vale tem uma relação altamente discriminatória com o sul e sudeste paraense, bem diferente do que ocorre com Minas Gerais. “É uma pena que sejamos tão pacíficos. Conversei com alguns empresários para partirmos para a ocupação, mas os empresários têm uma relação muito próxima com a empresa, e não senti apoio na época”, finalizou Toinha.

    Por sua vez, a vereadora Vanda Américo disse que esse requerimento vem no momento certo e pediu, também, para que seja convocada para essa reunião a direção do Sine (Sistema Nacional de Emprego). De acordo com a vereadora, está havendo denúncias nas redes sociais e blogs sobre uma negociação de vagas com algumas empresas para favorecimento pessoal. “Temos notícia de que se estava vendendo vagas no Sine. Essa audiência tem que ter a participação do Sine para esclarecermos essa situação”, ressaltou.

    Camargo Corrêa

    Por meio de nota emitida pela sua Assessoria de Imprensa, a Camargo Corrêa esclarece que somente contrata profissionais para as obras que executa por meio do SINE (Sistema Nacional de Empregos) e sempre prioriza contratação de mão de obra local, como parte de sua política de fortalecimento das comunidades onde está inserida. “Em Marabá, aproximadamente 75% da mão de obra contratada pela Construtora Camargo Corrêa é do próprio município”, afirma a nota enviada pela assessoria.

    A Camargo Corrêa informou ainda que fez um levantamento visitando com uma equipe médica multidisciplinar várias clinicas de medicina ocupacional da região, e levantou as que teriam capacidade de atendimento de grandes demandas, estrutura física e capacidade técnica. Deste levantamento, foram qualificados até o momento apenas três empresas de cinco avaliadas. As três foram contratadas. Uma delas é a MTA, que iniciou contrato em São Luís (MA) e possui filial em Marabá com mão de obra local. As outras duas contratadas são originárias de Marabá.

    (Por Paulo Costa – de Marabá)

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorÁguia perde para o Santa Cruz e sai do G4 na C
    Próximo artigo Ecoporto de Praia Norte deve entrar em atividade em 2014 conectando o Bico ao Oceano Atlântico
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Vídeo mostra momento que delegado do Amazonas é morto a tiros no Pará

    29 de outubro de 2022

    Ex-prefeito de Eldorado dos Carajás sofre tentativa de morte

    22 de agosto de 2022

    Polícia prende em Palestina homem que matou a esposa e sogros a tiros e deixou corpos às margens de estrada no Pará  

    11 de agosto de 2022

    Menina de 6 anos é estuprada pelo seu padrasto, pelo tio e o avô dele na Ilha do Marajó

    12 de junho de 2022

    Fiscais apreendem carga de cachaça, vodca, whisky e gim avaliados em quase R$ 50mil, em Marabá

    29 de maio de 2022

    Médico filma sexo oral com técnica de enfermagem dentro do Hospital Municipal de Parauapebas

    26 de maio de 2022

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.