Com proposta de orientar gestores públicos da Assistência Social dos municípios sobre o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está realizando visitas técnicas em municípios para onde foram enviados recursos do Procad-Suas, àqueles onde foram detectados mais de 300 Cadastros Unipessoais.

No total serão atendidos 46 municípios.

Participam dos encontros as equipes do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Municípios

Nesta semana, entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, estão sendo atendidos os municípios de Xambioá, Nova Olinda e Filadélfia.

No período de 05 a 09 de setembro serão atendidos os municípios de Porto Nacional, Peixe e Ponte Alta do Tocantins.

Reunião com famílias

Em alguns municípios, a equipe da Setas acompanhará as reuniões, promovidas pelos municípios, com as famílias cadastradas, para informar sobre Cadastro Unipessoal.

“Durante a ação, a equipe da Setas vai explicar como devem fazer para unificar seus cadastros de acordo com a legislação”, explica a assistente social.

A coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único na Setas, Nágila Práigida, explicou que a ação têm objetivo de atender demanda para verificar sobre o aumento de Cadastros Unipessoais detectado no período de 2021 a 2023, que no Tocantins subiu de 10 mil para 49 mil.

Família unipessoal

Para o Cadastro Único, uma família é o grupo de pessoas que mora em um mesmo domicílio e compartilha as mesmas rendas e despesas. A família unipessoal é quando essa família é composta por apenas uma pessoa. Ou seja, se a pessoa mora sozinha, ela faz parte de uma família unipessoal.

“Para estar no Cadastro a pessoa precisa atender o perfil de renda”, ressalta a coordenadora.

Bolsa Família

“Estamos aproveitando a oportunidade para levar informações também sobre o novo Programa Bolsa Família, entre os assuntos abordados estão: A questão do perfil, tipos de benefícios, valores que serão pagos e porque os valores recebidos pelas famílias são diferentes, entre outros”, informa a assistente social da Setas, Régina Mercês.

“Para que as informações cheguem também na zona rural, incluindo os assentamentos, em algumas cidades, estamos concedendo entrevistas por meio de rádios comunitárias”, afirmou a assistente social.

Na oportunidade as equipes da Setas vão informar também sobre o Novo Programa Bolsa Família.

Importância das visitas técnicas

Rio Sono é um dos oito primeiros municípios que já foram atendidos com visitas técnicas. A coordenadora do Cras de Rio Sono, Maria Madalena Glória Pereira, falou sobre a importância das informações trazidas pela Setas. “É muito importante conhecer bem as regras de condicionalidade dos programas para que saibamos orientar as famílias beneficiárias e nessas reuniões esclarecemos muitas dúvidas”.

A secretária de Assistência Social do município de Rio Sono, Eliene Arruda também opinou sobre o acompanhamento da Setas nas reuniões com as famílias  cadastradas. “As famílias chegam a nós com muitos questionamentos, além de responder questionamentos importantes, a presença da equipe da Setas nos municípios estabelece os laços de confiança”, afirmou a secretária.

As reuniões com as famílias são realizadas pelas equipes municipais do Cadastro Único e Bolsa Família, com apoio da equipe técnica da Setas. Nessas reuniões a equipe da Setas tem uma fala onde esclarece as regras dos programas.

Procad-Suas

O Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad – Suas) tem o objetivo de qualificar e fortalecer o Cadastro Único como tecnologia social de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade a partir da correção das distorções na sua base de dados, criando oportunidade para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.

O Programa foi instituído pela Portaria 871 de 29 de março, por meio da Resolução CNAS/MDS nº 96, de 15 de fevereiro de 2023, bem como para o uso dos recursos federais transferidos por meio do Programa no exercício de 2023.

Para o Tocantins, em 2023, foram destinados recursos do Procad – Suas, no valor de mais de R$ 159 mil, para auxiliar os municípios na melhoria do Cadastro Único, segundo Nágila Praigida.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado estadual Sgt. Júnior Brasão participa do lançamento do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ no Tocantins
Próximo artigoOperação Shamar: Em cumprimento a mandado de busca e apreensão, Polícia Civil retira mais uma arma de circulação em Araguaína