Os estudantes conheceram o monumento de homenagem à Coluna Prestes / Ascom

Realizar uma atividade prática para refletir importantes aspectos da história brasileira foi o que aconteceu com um grupo de estudantes da Escola Estadual Agrícola David Aires França, de Arraias, que promoveu uma visita ao monumento que retrata a trajetória da Coluna Prestes no território do Tocantins, na década de 1920. A ação foi denominada “Café com Niemeyer”.

O monumento é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer e foi construído em 1998 e está localizado na TO-050, na divisa do Tocantins com Goiás. De acordo com a diretora da escola, Denize Cristina Nunes, esse ponto histórico fica próximo da unidade de ensino. “Então, decidimos cuidar melhor desse espaço, fizemos a limpeza e cuidamos de sua conservação. E essa visita promoveu uma reflexão sobre os dois aspectos históricos: o trabalho desenvolvido por Oscar Niemeyer e a passagem da Coluna Prestes”, frisou.

As atividades foram coordenadas pelos professores Crispim Santos, Walkeny Izídio e Rodrigo Almeida.

A estudante Anne Caroline, aluna da 3ª série do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil, falou sobre a importância do evento. “É necessário conhecermos os aspectos históricos do Tocantins para despertar a curiosidade, ler mais sobre o tema. E o Café com Niemeyer foi o momento de compreender essa importância e afirmar o compromisso de cuidar do monumento”, frisou.

O professor Rodrigo lembrou fatos contados pelos moradores de Arraias sobre a passagem da Coluna Prestes pelo local. “Contam que a população da cidade recebeu os membros da Coluna Prestes na entrada da cidade com banda de música, evitando qualquer retaliação dos revoltosos contra a população”, explicou.

A professora Walkeny abordou a representatividade do movimento Coluna Prestes. “Era um movimento político em que o país buscava alternativas para combater a política chamada ‘Café com leite’. O grupo percorreu o país denunciando esses desmandos e pregando os ideais democráticos”, contou.

Ação permanente

De acordo com a diretora Denize, a proposta da escola é buscar os meios legais para que a escola fique responsável pela conservação do ponto histórico. Será uma ação do Grêmio Estudantil e do Núcleo de Agroecologia Saberes da Terra.

A visita realizada na quarta-feira contou com a presença de 35 estudantes, do Grêmio Estudantil, de professores, de servidores e de representantes da Superintendência Regional de Educação de Arraias.

Coluna Prestes

Representou um movimento político militar que aconteceu no Brasil, entre os anos de 1920 a 1930, liderado por Luiz Carlos Prestes. Arraias foi a primeira cidade que recebeu os membros da coluna, depois, eles foram para Natividade e Porto Nacional e em seguida para Tocantínia e Pedro Afonso rumo ao estado do Maranhão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPorto Nacional tem mais de 64.418 habitantes, aponta Censo do IBGE 2022
Próximo artigoATM mobilizou gestores em ação do TCE que alterou orçamento dos Municípios em favor da Primeira Infância