Prefeitos dialogam com o presidente do TCE, Conselheiro André de Matos Gonçalves

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) tem apoiado iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em favorecer a criação de políticas públicas voltadas à Primeira Infância. De 26 a 28 de junho, o TCE realizou em Palmas o Plantão do Orçamento pela Primeira Infância, com o objetivo de orientar gestores municipais ao processo de revisão do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ao todo, representantes de 115 municípios tocantinenses participaram, mobilizados pela ATM.

O presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, afirma que a entidade municipalista seguirá empenhada em acompanhar a ação do TCE e, sempre que preciso, mobilizar os gestores a participarem das atividades da Corte de Contas. “Consideramos nobre a agenda defendida pelo Tribunal de Contas, na pessoa do presidente e conselheiro André de Matos Gonçalves. Todos os aspectos que envolvem a Primeira Infância devem estar previstos nas políticas públicas dos Municípios e, principalmente, no orçamento,” disse.

Prefeitos e prefeitas, além de representantes dos Municípios, se comprometeram em enviar às respectivas Câmaras, os Projetos de Lei para revisão do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), no dia 24 de agosto, data em que é comemorado o Dia da Infância. Segundo o Tribunal de Contas, dos 139 municípios tocantinenses, 115 compareceram, sendo 102 prefeitos e 13 representantes.

O Plantão do Orçamento pela Primeira Infância é a continuidade de atividades relacionadas ao Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, evento realizado no início de maio, pelo TCE, em Palmas. Na ocasião, autoridades municipais e estaduais selaram compromisso em favor de crianças de 0 a 6 anos, contemplando também gestantes. “Nós temos razões para acreditar que até o dia 24 de agosto, felizmente, o Tocantins será o primeiro estado da Federação ‘100% primeira infância’. O pioneirismo está na veia dos tocantinenses,” finaliza o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), André Luiz de Matos Gonçalves.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEscola leva estudantes para visitar monumento de Oscar Niemeyer
Próximo artigoQuase 150 famílias de Taguatingua recebem títulos definitivos rurais do Governo do Tocantins