UTI/ Foto: Eseguias Araújo

Apesar de pouco mais de 33% da população do Estado – 1.572.866, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2019 – já ter sido notificada, a porcentagem de confirmação de casos, comparada à notificação, é igual. “Temos um índice de confirmação relativamente baixo, se compararmos o total de notificações, acreditamos que isso se deve às medidas adotadas pela Gestão Estadual, tomadas ainda no início da pandemia e que seguem até esta data. Reduzimos a carga horária, fizemos recomendação de fechamentos de atividades não essenciais e o incentivo ao uso de máscara, cuidados com higiene pessoal e distanciamento social”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini.

A taxa de mortalidade pela Covid-19, no Estado é de 1,6%, abaixo da média nacional, de 2,8%, o que segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se deve ao trabalho pontual do Governo do Estado, em ampliar atendimento e garantir as condições de trabalho necessárias às equipes da linha de frente. “Temos 186 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 267 leitos clínicos exclusivos a pacientes com a Covid-19 e todas as nossas unidades seguem equipadas e abastecidas de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individuais. Isso possibilita um atendimento em tempo hábil e de forma eficaz, que garante uma melhor recuperação dos pacientes e a menor contaminação dos servidores que atuam na linha de frente de combate à doença”, destacou Tollini.

A atuação da Gestão em prol da recuperação dos pacientes tem sido eficaz. Atualmente 89,8% das pessoas confirmadas com a doença no Estado, já estão recuperadas e de volta ao seu convívio familiar e rotina de trabalho. “As medidas restritivas ainda seguem como necessárias, uma vez que ainda temos 8,5% da população confirmadas, com o vírus ativo. Estas medidas devem ser observadas até mesmo por quem já recebeu a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19”, enfatizou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra.

O Tocantins já recebeu 473.950 doses de vacinas contra a Covid-19 e já distribuiu 406.248 aos 139 municípios. Do total distribuído, 202.078 foram utilizadas em primeira etapa de imunização e 114.135 em segunda etapa, acumulando 316.213 doses aplicadas, o que corresponde a 12,85% da população vacinada.

O diagnóstico precoce da doença também é um dos fatores que contribuem para o alto índice de recuperação e baixa taxa de mortalidade. “Desde o início da pandemia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins realiza os testes de RT-qPCR, que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2 e faz a vigilância laboratorial e genômica dando todo o suporte ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e vigilâncias locais para o monitoramento do comportamento epidemiológico da doença no Tocantins”, pontuou a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorÉ pra já presta mais de 10 mil atendimentos em abril
Próximo artigoGoverno do Tocantins lança Programa Juventude Empreendedora com 30 mil vagas para jovens de 17 a 29 anos