HRA

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou nesta sexta-feira, 15, requerimento à Justiça Estadual reiterando o pedido de antecipação de tutela proposta na Ação Civil Pública que visa obrigar a gestão estadual a disponibilizar profissionais de saúde capacitados e em quantidade suficiente para atender nos leitos clínicos e nos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína fundamentou o pedido com base no ofício resposta da Diretoria Técnica do HRA, confirmando a indisponibilidade de profissionais de saúde habilitados para acompanhamento de pacientes com a Covid-19 que necessitam realizar procedimento de hemodiálise.

Para o MPTO, a resposta oficial do HRA configura a omissão do poder público na prestação do atendimento adequado aos pacientes diagnosticados com o coronavírus, justificada pela ausência de profissionais qualificados.

Entenda

No início desta semana, o Poder Judiciário acolheu ACP proposta pelo MPTO que visa obrigar a gestão estadual a garantir a presença de profissionais de saúde habilitados e em quantidade suficiente junto aos leitos clínicos e de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19, e também junto aos leitos que serão criados, inclusive em área destinada ao atendimento de casos suspeitos, a fim de evitar a internação conjunta destes com os pacientes com diagnóstico já confirmado.

O entendimento do magistrado foi de que o Estado deveria ser notificado para se manifestar no processo, antes que a Justiça aprecie o pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público.

O titular da secretaria de Saúde foi demandado a prestar uma série de informações, em especial quanto à existência ou não de estudos que definam a quantidade de profissionais de saúde necessários para o funcionamento dos seis leitos clínicos e dos 10 leitos de UTI do HRA para atendimento de pacientes com Covid-19, que já estariam em funcionamento. Também deverá informar o número de profissionais suficientes para pôr em prática o plano de expansão que seria de mais sete leitos clínicos e 10 leitos de UTI, além de esclarecer o prazo para a contratação deste pessoal.

Já o diretor-geral do HRA foi notificado para se manifestar no processo, informando se os seis leitos clínicos para tratamento da Covid-19 já estão em funcionamento e quais foram os critérios utilizados para estimar o quantitativo de profissionais necessários para suprir os diversos setores do HRA em virtude da pandemia, especificando se esse quantitativo considera o plano de expansão referente aos novos sete leitos clínicos e 10 leitos de UTI.

A recente resposta da Diretoria Técnica confirmando a falta de profissionais para garantir a oferta de hemodiálise a pacientes com a Covid-19 moveu o MPTO a reiterar, junto à Justiça Estadual, o pedido de antecipação de tutela no processo em curso para regularização do quadro de profissionais de saúde no HRA. (Luiz Melchiades)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais 10 leitos de UTI são instalados no Tocantins exclusivos para pacientes com coronavírus 
Próximo artigoCoronavírus: Devido ao aumento de casos no TO governador determina série de ações para conter propagação