UPA norte
UPA norte

Em audiência de conciliação ocorrida nesta sexta-feira, 4, entre o Ministério Público Estadual (MPE) e o município de Palmas, como parte de Ação Civil Pública que questiona a sobrecarga dos médicos lotados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a administração comprometeu-se a manter um serviço de triagem médica que atenda a atender a finalidade do serviço, conforme Portaria nº 10/2017 do Ministério da Saúde.

Segundo os termos do acordo, durante a classificação de risco dos pacientes, deve ser realizada a contrarreferência, ou seja, o redirecionamento dos usuários que devem ser assistidos nas Unidades Básicas de Saúde, de modo que não haja sobrecarga nas UPAs nem o desvio de finalidade deste serviço. Estas devem ter seu atendimento restrito às urgências e emergências.

Na audiência, o município apresentou dados atestando que o número de médicos lotados nas UPAs Norte e Sul é superior ao mínimo exigido pela Portaria do Ministério da Saúde. Segundo os dados oficiais, a UPA Sul é classificada como nível VIII e deve possuir o mínimo de nove médicos no plantão de 24 horas, mas na realidade a unidade possui 12 médicos plantonistas. Já a UPA Norte é classificada como nível VI e deve possuir quantidade mínima de seis médicos, quando possui nove.

Na Ação Civil Pública que deu origem à audiência, a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery avalia: “Muito embora o número de profissionais existente hoje esteja de acordo com os parâmetros da Portaria do Ministério da Saúde que regulamenta a quantidade de profissionais e o número mínimo de atendimentos que devem ser realizados nas UPAs, esta mesma Portaria não estabelece o número máximo de atendimento por profissionais e, como os médicos das UPAs estão atendendo os pacientes da Atenção Básica, de fato estão sobrecarregados, o que coloca em risco a integridade física e a vida dos pacientes”.

Para Maria Roseli compete ao Poder Público a regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde, nos termos da legislação vigente, de modo que o objeto desta Ação que culminou em acordo homologado por sentença, visou, sobretudo, a gestão dos processos de trabalho das UPAS Norte e SUl de Palmas, como forma de preservar a saúde dos médicos que trabalham nas referidas Unidades de Urgência e Emergência, resolvendo, em definitivo, a sobrecarga de trabalho denunciada, decorrente da inversão da lógica da assistência que estava sendo prestada pelas UPAS.

A ação judicial foi originada por inquérito civil instaurado pela 27ª Promotoria da Capital para investigar o problema, o qual concluiu que a falha não estaria na quantidade de médicos, mas no sistema de referenciamento da prefeitura. Muitos pacientes que chegam à UPA deveriam ter sido atendidos na unidade básica de saúde, no entanto, isso não é identificado no momento da triagem (classificação de risco), o que gera um excesso de atendimentos no local.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOperação da PC resulta na prisão de mais de 20 pessoas no Sul do Estado
Próximo artigoMais de 380 servidores da rede estadual de Educação terão seus contratos de trabalho regularizados