A Prefeitura de Araguaína, por meio do Secretaria do Desenvolvimento Econômico, alterou o cronograma do Projeto de Distribuição de Calcário e Análise de Solo para agricultores familiares. O Chamamento Público nº 002 foi publicado nesta segunda-feira, dia 11. O cadastramento para receber o benefício segue até o dia 22 de maio. A divulgação dos beneficiários cadastrados será feita no dia 25 e o prazo para interposição de recursos segue de 26 a 29 deste mês.

Nos meses de junho e julho será realizada a coleta de amostra de terra para encaminhar ao laboratório para análise de correção do solo e a entrega da análise aos beneficiários. A Prefeitura fará a aquisição do produto na primeira quinzena de agosto, já a entrega do calcário para os agricultores inicia no dia 11 de setembro e finaliza no dia 1º de dezembro.

O calcário dolomítico, propício para a região, tem aplicação fundamental na correção da acidez do solo e representa uma alternativa mais barata do que o adubo, que desempenha a mesma função. O calcário é aplicado até 90 dias antes do plantio e possibilita que o solo fique menos ácido, tornando-o mais fértil e fazendo-o disponibilizar mais nutrientes às plantas.

“Toda planta e semente precisa de um local favorável para desenvolver seu pleno potencial. O calcário deixa o solo quimicamente mais adequado e os benefícios ajudam a fixar o produtor no campo, contribuindo para a economia na zona rural”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorInstituições sociais de Araguaína recebem doações do Mesa Brasil
Próximo artigoGovernador e ministra da Agricultura Kátia Abreu lançam Matopiba no Tocantins