Chopp Jalapa
Chopp Jalapa

A cerveja é uma das paixões do brasileiro e disso pouca gente duvida. Os números estão aí pra confirmar que esta é a bebida preferida no país, seja no Tocantins ou em qualquer outro estado. Segundo pesquisa realizada pela empresa alemã Statista, o Brasil ocupa o 17º lugar em consumo de cerveja com uma média de 60,4 litros por pessoa anualmente. E uma verificação realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) confirma o resultado da Alemanha. De acordo com a entidade, o País é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo.

Seguindo a tendência mundial, o Tocantins passou a fazer das estatísticas e ganhou a maior e primeira cervejaria artesanal do Estado, a Jalapa, que por causa da sua qualidade e sabor já de destaca entre as cervejas artesanais fabricadas no Brasil. A empresa iniciou suas atividades comerciais em março do ano passado e em dezembro de 2018 bateu a meta do ano seguinte inteiro.

A preferência dos brasileiras pela cerveja foi comprovada em uma pesquisa realizada pelo Ibope que aponta que a média anual de litros desta bebida consumidos por habitante cresce a cada ano. O levantamento também revela que há alguns anos a cerveja se tornou a bebida preferida de 2/3 dos brasileiros para comemorações, com 64% da preferência.

Artesanais

No Brasil as cervejas artesanais têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas do ramo. Essa expansão propiciou que no fim do ano de 2018 houvesse em operação no Brasil, o que levou a  889 cervejarias com fabricação própria, segundo o Anuário da Cerveja no Brasil 2018 do Ministério da Agricultura (MAPA).

De acordo com um dos sócios proprietários da Cervejaria Jalapa, Luiz Alvino Duarte de Lima e Silva somente no ano de 2018 foram abertas 210 novas empresas do ramo no Brasil. Ele comenta que os novos estabelecimentos preenchem o mapa de forma irregular, já que 70% dos novos negócios de cerveja estão na região Sul e Sudeste, seguido pela região centro-oeste com 17%, ficando o restante do país com 13% das novas cervejarias. Para ele, as configurações do negócio favorecem a região Norte e Nordeste.

“O baixo número de cervejarias em funcionamento apresenta uma alta densidade de habitante por este tipo de empresa, o que culmina com boa oportunidade do mercado seguir crescendo nessa região. E, não poderia ser diferente com o Tocantins que no ano passado recebeu quatro novos registros de cervejaria no Ministério da Agricultura”, destaca.

Nesta perspectiva, este ano a Jalapa deve ampliar a empresa e disponibilizar para o mercado três novos produtos, além do chopp, que é o carro chefe do empreendimento. “A  Associação Brasileira da Indústria da Cerveja deixa claro a a importância do segmento que responde por 1,6% no PIB Nacional. Além de presença econômica, temos que o segmento de cerveja especial ou artesanal cresce 15% ao ano, mostrando aí as oportunidades de empreendedorismo. Pensando nisso a Cervejaria Jalapa vem com novidades para 2019, criando produtos e colocando novidades no mercado”, pontua.

E para quem quer trabalhar no mercado da cerveja, as oportunidades vão além do empreendedorismo. Para profissionais qualificados no ramo da cerveja, segundo Luiz, a média salarial varia de R$ 3.500,00 à R$ 20.000,00 conforme a capacitação do profissional. Os dados da (Abracerva/Caged) confirmam isso e revelam que as cervejarias artesanais são responsáveis por 54% de todo emprego gerado neste segmento.

No ano de 2018, juntas, estas empresas geraram 1757 novos postos de trabalho, sendo 54,13% somente por parte das microcervejarias. “Podemos assegurar um futuro promissor para o segmento das cervejas artesanais, que tem consolidado um público-alvo cada vez maior e mais consciente dos benefícios que a cerveja artesanal, apresenta tanto na saúde, quanto na vida econômica da sociedade”, finaliza.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar Marinho pede isonomia no tratamento entre Polícia Militar e Polícia Civil
Próximo artigoAudiência pública discute implantação de Campus da Unitins em Paraíso