A Secretaria Estadual da Mulher, criada pelo Governador Wanderlei Barbosa, vem inovar a administração pública com a proposta de promover a inclusão social das mulheres tocantinenses no centro da gestão, viabilizando ações e construindo caminhos de acesso a políticas públicas capazes de proporcionar às mulheres condições de crescimento, conquistas e qualidade vida. Para isto, vem atuando em conjunto com as demais pastas do governo, instituições diversas, forças de segurança, Justiça e prefeituras municipais.

Esta nova pasta está levantando dados, visando obter um diagnóstico da realidade atual do universo feminino nos 139 municípios tocantinenses, para, então, estabelecer um paradigma de ações transversais que possam mudar a vida de milhares de mulheres, em especial as mais carentes.

A Secretaria da Mulher, que, pela primeira vez, é inserida dentre os órgãos do primeiro escalão do governo do Estado, é comandada por Berenice de Fátima Barbosa, pedagoga aposentada, irmã do Governador Wanderlei Barbosa, experiente na área de administração pública.

A secretária declarou que a criação da Secretaria da Mulher é de fato inédita, e isso faz desse momento um momento histórico que o Tocantins vive hoje.

“Recebemos essa iniciativa com muito entusiasmo e será um espaço de diálogo, onde a mulher terá voz, sendo chamada para participar das discussões sobre as políticas públicas voltadas para a mulher, como combate à violência doméstica, busca da igualdade entre mulher e homem, igualdade salarial e financeira, dignidade no mercado de trabalho, oferecendo à mulher oportunidade e condições de ocupar os seus espaços.”

Projeto Força Mulher

O projeto Força Mulher é uma das primeiras ações da Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta, voltada para o incentivo de iniciativas produtivas e de empreendedorismo para as mulheres, já foi contemplada pelo Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics). Com a aprovação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE/TO), o projeto tem recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e está sendo executado em parceria com o Sebrae/TO.

Lançamento do Projeto Todas Fortes

Durante a cerimônia, a Secretaria de Estado da Mulher lançou o projeto Todas Fortes: Empoderamento e Protagonismo da Mulher Tocantinense. A iniciativa, a primeira desenvolvida inteiramente pela pasta, visa ampliar e fortalecer a representatividade feminina, além de assegurar avanços importantes no Estado.

Por meio de campanhas educativas, ações transversais, programas de capacitação e serviços, o projeto abrigará todo o conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Mulher, por meio de sete eixos temáticos, são eles: Compromisso do Governo; Combate à Violência, com investimentos e prioridades; Autonomia Econômica e Social, incluindo ações produtivas na zona rural; Cultura para a Desconstrução do Machismo; Empoderamento Feminino; Ciência como Meio de Empoderamento; e Promoção de Serviços, como a implantação de programas de geração de emprego e renda; e criação de conselhos municipais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem que atirou contra quatro pessoas em Ponte Alta do Bom Jesus
Próximo artigoLéo Barbosa sugere a criação de Programa de Inclusão digital  para comunidades rurais e tradicionais do TO