Forças de segurança se reúnem para elaborar estratégias de combate à violência em Palmas — Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Forças de segurança anunciaram várias ações que serão tomadas para combater a criminalidade, após uma onda de homicídios em Palmas. De quinta-feira (16) até a madrugada deste domingo (19), foram sete assassinatos na capital, a maioria na região sul da cidade. (Veja abaixo informações sobre os crimes).

As ações envolverão três instituições: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ações pontuais já são executadas para combater a criminalidade em Palmas.

Polícia Militar

A Polícia Militar informou que aumentou significativamente o efetivo. Atualmente, 30 viaturas são usadas por turno e, diante do aumento no número de homicídios, mais viaturas já reforçam o policiamento nesses dias de maior movimento na cidade, disse a corporação.

Policiais intensificaram o monitoramento, através de blitz, nas Arnos e região de Taquaralto, já que criminosos migram de uma região para outra para cometer os crimes.

A PM disse que está atuando com sua força máxima: policiamento de área, Força Tática, Patrulha Rural, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), Grupamento de Operações com Cães (GOC), COD e Cavalaria com o intuito de aumentar a presença ostensiva nos diversos pontos da capital.

A Polícia Militar também lançou o programa ‘TO mais Seguro’ que é um conjunto de ações que visa reduzir os índices de criminalidade. Assim, não só a capital, mas todo o estado, receberá ações de segurança, disse o governo.

Polícia Civil

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil reforçou o atendimento em locais de crime com a designação de equipes de unidades da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da 1ª Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) e da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc).

Essas equipes atuam nos locais de crime, com início imediato às investigações, colhendo informações e realizando as diligências necessárias. O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) é sempre acionado quando houver necessidade de pronto emprego operacional.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDois novos homicídios são registrados em Palmas
Próximo artigoPalmas chega a 32 homicídios em 2023 com aumento de 255% em relação ano passado