Plenário/AL

O governador Mauro Carlesse (DEM) vetou integralmente 13 projetos de lei de origem do Legislativo estadual, lidos na sessão matutina desta quarta-feira, 5. Na justificativa, Carlesse aponta problemas de inconstitucionalidade, destacando que algumas delas são de competência privativa da União e outras demandam gastos superiores à previsão orçamentário do Executivo.

A maioria dos projetos tinha sido aprovada pelos deputados no final do ano e foram encaminhados para sanção do governador. Mas segundo o Governo, somente o chefe do Poder Executivo poderia propor projetos de lei sobre as matérias, ou elas não atenderem às normas constitucionais do Estado e da União.

A partir disso, o Parlamento terá 30 dias para decidir se acata ou não a decisão do governador. Caso os vetos sejam rejeitados pelos deputados, as leis serão encaminhadas ao governador do Estado para promulgação.

As matérias versam sobre os direitos dos consumidores, quanto à compra de produtos e prestações de serviços; violência contra a mulher; repasse de recursos ao Fundo Municipal de Saúde; cancelamento de multas pelas concessionárias de telefonia fixa e móvel,  relativas a fidelidade; assistência em saúde; segurança em eventos públicos; exploração de gás de xisto; ordenação territorial; publicação e celeridade nos concursos públicos; estadualização de estradas vicinais; serviços de higienização e desinfecção dos reservatórios prediais de água e, por último,  valores de emendas parlamentares.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLéo Barbosa apresenta Projeto de Lei que assegura meia entrada para professores em eventos culturais
Próximo artigoProjeto que limita tempo de espera em lojas de operadoras vai ao plenário