Com muita diversidade de produtos e animação, as quebradeiras de coco babaçu da Comunidade Fazenda Olho D´Agua do município de São Miguel, inauguraram no dia 2, a barraca Babaçu é Vida, na Feira do Produtor dessa cidade, que funciona todos os domingos na parte da manhã.

A proposta desta iniciativa resultado da parceria da APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins) com a ASMUBIP (Associação Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio), com o apoio da TFCA/FUNBIO/Ministério do Meio Ambiente e o STTR de São Miguel, é propiciar para as quebradeiras de coco geração de renda, com a criação de novas possibilidades de comercializar os produtos oriundos do babaçu e dos plantios consorciados nos babaçuais e, para os(as) consumidores(as), alimentos naturais, saudáveis e direto da roça.

“A barraca babaçu é vida vai contribuir para fortalecer o extrativismo do babaçu, com a preservação dos babaçuais e a valorização da cultura e dos produtos produzidos pelas quebradeiras de coco”, ressalta Luzanira Ferreira Lima, coordenadora geral da ASMUBIP.

Na inauguração, os(as) consumidores(as) puderam experimentar a vida que vem dos babaçuais com a degustação do mingau e bolo de mesocarpo. Mostrar para a sociedade porque babaçu é Vida, também é a outra intenção deste trabalho, que faz parte de uma campanha que tem como chamamento os slogans Babaçu é Riqueza. Riqueza é vida! Babaçu é Cultura. Cultura é Vida! Babaçu é Natureza. Natureza é Vida! Babaçu é Liberdade. Liberdade é vida!

“ Esta iniciativa está gerando vida não só para as quebradeiras de coco, mas também para sociedade em geral, porque o azeite artesanal, o mesocarpo, o carvão da casca, as verduras, os temperos, a farinha, o milho verde, a macaxeira e tantos outros produtos comercializados na barraca Babaçu é Vida são produzidos com a preocupação de garantir a qualidade e de não contaminar o meio ambiente e a saúde de quem os produz e consome, frisa João Palmeira,

(Ascom Apa).

 

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEmpresário é levado à Delegacia pela Polícia Militar por porte ilegal de arma
Próximo artigoProibido de usar bermuda, funcionário público vai trabalhar de saia