Francisco Carvalho, 36 anos, o Chiquinho do Violão
Francisco Carvalho, 36 anos, o Chiquinho do Violão
Francisco Carvalho, 36 anos, o Chiquinho do Violão

A história de Francisco Carvalho, 36 anos, o Chiquinho do Violão, seria igual a vários outros presidiários não tivesse ele dedicado seu tempo de reclusão para a reflexão, composição de suas canções e sonhando em retomar sua vida artística. Quando preso e condenado já tinha iniciado uma carreira artística em sua cidade natal, João Lisboa-Ma.

Chiquinho foi preso em 12 de maio de 2007, cinco dias após de ter cometido homicídio contra a jovem Joana Sousa, 17 anos, em Vila Tocantins, onde morava na época. Julgado, foi condenado a pouco mais de 20 anos de detenção. Hoje com sete anos de reclusão, tendo um bom comportamento conseguiu autorização judicial para realizar serviços dentro do presídio com o objetivo de ganhar redução de pena, por este motivo tem tido alguma liberdade para compor e gravar um CD.

“Fui preso e estou pagando por erro que abalou a minha vida e de muita gente. fui sentenciado com 20 anos de reclusão e toda uma vida de culpa; mas reencontrei na musica e nas composições a chance de um novo, recomeço”, conta ele cabisbaixo ao lembrar-se do episodio.

O cantor lembra que tinha um contrato com a gravadora Gema de São Paulo, vencido quando já estava preso, ressalta também que no inicio de carreira quando cantou em varias bandas da região. “Sempre vivi da musica e de minhas composições”, diz, dando como exemplo sucesso regionais como “É lindo ver o sol brilhar”; sucesso na voz de Júlio Nascimento, o cantou da “Leydiane”.

Nesses anos de reclusão Chiquinho se tornou prolixo e garante está com um repertorio com mais de 100 músicas inéditas. Uma delas fala das belezas naturais do Tocantins, ressaltando que outros cantores da região com Osternio, e Joel cachoarão de Augustinópolis tem algumas canções interpretadas por eles. No ano passado Amazônia, Pulmão da Terra, de sua autoria, foi uma das principais concorrente do Fabip (Festival Aberto do Bico do Papagaio).

 O compositor conta com parcerias de alguns amigos que divulgam seu trabalho na internet e com apoio de um amigo de Imperatriz gravou recentemente o CD “As Melhores Chiquinho do Violão”.

Observando o comportamento do Chiquinho do Violão nesses anos de prisão o delegado regional de Policia Civil, o Dr. Eduardo Artiga, acredita que o cantor está apto para se reintegrar socialmente.

“Comportamento e acredito que ele próprio tem realmente buscado a sua ressocialização”, diz o delegado.

(voz do bico)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLadrões são presos e todo dinheiro é recuperado em Xambioá
Próximo artigoInicia curso de formação metodológica para novos instrutores do Senar