Porto Nacional/Foto: Site da Prefeitura

A abertura oficial da campanha “Janeiro Roxo” aconteceu hoje, 18, na Unidade Básica de Saúde – UBS, Eudoxia de Oliveira Negre, localizada no setor Novo Planalto. A campanha tem o foco total na conscientização, apoio e tratamento da hanseníase.

As ações alusivas, acontecerão durante todo o mês de janeiro em Porto Nacional e nos distritos, e é importante conscientizar que a doença tem tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde – SUS de forma totalmente gratuita. Atualmente, o município atende 190 pacientes ativos.

Segundo a superintendente da Saúde Thayse Pereira, o município conta com uma equipe completa e especializada para o tratamento. “Nossa equipe está totalmente capacitada para receber pacientes com sintomas da doença. Porto Nacional tem Serviço de Assistência Especializada – SAE que está preparado para atender a população. Além disso, é importante conhecermos o nosso corpo, ficar alerta a manchas indolores e que apareça de forma repentina, é importante observar os sinais”, afirmou a superintendente.

O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa crônica causada pelo bacilo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Também é conhecida popularmente como lepra. A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento.

Sinais e Sintomas 

Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;

Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
Coceira ou irritação nos olhos;
Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Tratamento 
O tratamento é por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. O tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne incapacidades físicas, quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMinistério Público mantém, em 2024, foco em grandes propriedades com suspeita de desmatamento ilícito
Próximo artigoDireto da capital federal, Presidente da ATM convoca gestores do Tocantins para a XXV Marcha a Brasília