Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Desafios do ensino: professora de Araguaína se destaca com o projeto Vaga-lumes
    NORTE

    Desafios do ensino: professora de Araguaína se destaca com o projeto Vaga-lumes

    By Norte do Tocantins11 de janeiro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Alunos que participara do projeto tiveram novo ânimo

    Diante dos desafios do ensino durante a pandemia do Covid 19, muitos professores tiveram que utilizar novas abordagens e desenvolver iniciativas para motivar os alunos a continuarem estudando. Um dos projetos que recebeu destaque nesse período foi o Vaga-lumes, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa e do Projeto de Vida, Ionara Miranda da Cunha, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína.

    O Vaga-lumes promoveu um novo sentido na vida dos estudantes, como contou a aluna Mariana dos Reis Pereira, 16 anos, que estuda na 2ª série do ensino médio. “O projeto me motivou bastante, pois, eu estava muito apreensiva com tudo o que estava acontecendo com a pandemia, eu ligava a TV e o destaque era o número de pessoas morrendo, que aumentava a cada dia. Com isso, fiquei desmotivada. Com as atividades das rodas de conversas, que o projeto proporcionou, nos levou a refletir sobre a vida, a realidade e sobre os sonhos. Foi com o Vaga-lume que me despertei e comecei a pensar no futuro e a desenvolver o meu projeto de vida”, esclareceu a estudante Mariana.

    E foi esse o objetivo do projeto Vaga-lumes, motivar os alunos e apresentar a importância da inteligência emocional e das habilidades socioemocioanais. “Com isso, foi possível trabalhar conceitos como confiança e compreensão nas relações interpessoal e intrapessoal, e dessa forma, os estudantes estavam mais aptos para encarar situações difíceis com mais facilidade, gerando capacidades de superação e possibilidades de realizar os sonhos”, explicou a professora Ionara.

    Para a estudante Mariana, o projeto Vaga-lumes lhe levou para mais longe do que estava acostumada a pensar. “Aprendi a pensar fora da caixa, a ser mais criativa e otimista. Assim, fui estabelecendo mais firmeza nos estudos e principalmente, no meu projeto principal, que é conseguir realizar os meus sonhos”, frisou.

    A professora Ionara explicou que muitos estudantes ficaram desmotivados devido o processo da pandemia e suas consequências na vida da população. “Esse momento acarretou incertezas na vida de todos”, contou.

    Com o desenvolvimento do projeto, a escola promoveu rodas de conversas com temas propostos pelos alunos. Após as conversas, a professora gravou podcast com os estudantes falando sobre a construção dos seus projetos de vida. E a cada final do bimestre, esses alunos receberam um selo digital Protagonismo em Ação, como forma de reconhecimento. E fotos dos estudantes e o selo digital eram divulgados nas redes sociais da escola.

    A estudante Gabriela Gama Chaves, 17 anos, também destacou as rodas de conversas propostas pelo projeto. “Um dos temas que me chamou a atenção foi sobre rótulos e conceitos que nos limitam. Aprendi que não devemos nos prender a nada, gostei muito das palestras que tivemos e me senti motivada a elaborar o meu projeto de vida”, ressaltou Gabriela.

    Fora da caixa

    A professora Ionara explicou que desenvolveu a dinâmica Pense fora da caixa, que representou uma forma de levar os estudantes a ampliarem a sua maneira de pensar e de agir. “Percebemos que muitos alunos tinham o desejo de ter uma independência financeira, então, convidamos uma consultora empresarial, que ministrou uma palestra sobre protagonismo e a transformação da vida financeira, após essa atividade, alguns estudantes que estavam sem um caminho a seguir, começaram a traçar o projeto de vida voltado para uma faculdade de economia, de administração ou para a área do empreendedorismo. Então, percebemos o quanto essas atividades realizadas com a influência do projeto Vaga-lumes ajudou os estudantes a traçarem novos caminhos, metas e sonhos”, destacou Ionara.

    O resultado do projeto Vaga-lumes foi compartilhado como experiência pedagógica de sucesso para outras instituições de ensino e para diversos professores.

    #NortedoTocantins #Vaga-lumes Araguaína Norte TOCANTINS
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleEx-deputado Stalin Bucar é nomeado presidente da ATR
    Next Article Tocantins recebe mais doses da Janssen nesta terça-feira, 11
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.