Vacinação contra febre aftosa

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alcançou o índice vacinal de 94,14% contra a brucelose ficando acima da meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.  A campanha ocorreu entre os dias 1º de julho e 31 de dezembro de 2019 com a vacinação de 301.296 fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre três e oito meses.

De acordo com o vice-presidente do órgão, Francisco Ramos, o resultado satisfatório é reflexo do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Agência e da consciência do produtor rural. “Estamos conseguindo manter altos índices colaborando com a preservação da saúde pública, já que é uma doença que pode ser transmitida ao homem, bem como evitando prejuízos econômicos”, destaca.

A campanha contra brucelose ocorre semestralmente, a primeira etapa de 1º de janeiro a 30 de junho e a segunda entre 1º de julho e 31 de dezembro. A declaração da vacinação deve ser realizada até 10 dias após a compra da vacina.

Multas   

O produtor que deixou de vacinar durante a campanha será multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada e ficará proibido de movimentar os bovinos da propriedade rural, até que regularize a situação.

“Esses inadimplentes deverão obrigatoriamente utilizar a vacina RB 51. Eles devem procurar um médico veterinário cadastrado na instituição para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado de vacinação”, explica a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro.

Carolina disse ainda que pra encerrar o processo, o produtor deve voltar a Agência para comprovar a vacinação, munido da nota fiscal e do atestado emitido pelo médico veterinário.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssecad convoca eleições gerais para escolha de nova diretoria
Próximo artigoChineses apresentam ao Governador Carlesse projeto para criar rota aérea comercial entre Palmas e Xangai