A Semana Acadêmica do Turismo, promovida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), teve início nessa segunda-feira, 24, e contou com a presença do secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Aires Rodrigues; do superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp; além de servidores da pasta; diretoria do IFTO; alunos; professores; e profissionais da área.

Segundo o secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Rodrigues, o Tocantins possui um grande potencial turístico e que será beneficiado com recursos, já aprovado via Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio de financiamento internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da ordem de R$ 120 milhões e com a contrapartida do Governo do Tocantins no valor de R$ 42 milhões.

“Esses recursos serão destinados aos três polos turísticos do Tocantins [região do Jalapão, Cantão e Palmas] para serem aplicados, inicialmente, na região do Jalapão com investimento em acesso, logística e de um plano de desenvolvimento sustentável da região, além de qualificação profissional”, disse o secretário do Ministério do Turismo, ressaltando a importância da semana acadêmica, no sentido de proliferar a ideia de que o turismo local é uma atividade econômica lucrativa de retorno imediato que fomenta o desenvolvimento em todas suas amplitudes, afetando diretamente 53 atividades da economia, gerando mais empregos e renda para sociedade.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp, desde de 2015, foram retomadas as atividades do Fórum Estadual do Turismo, uma instância de governança do turismo com intenção de realizar um evento que envolva os atores do turismo para discutir, mais amplamente, os rumos e as perspectivas que existem para o turismo, além do Plano Nacional de Turismo 2016-2019.

Para a professora do Curso de Turismo do IFTO, Mary Senna, a Semana Acadêmica do Turismo é um evento técnico e acadêmico de suma importância, que serve para aproximar os acadêmicos com a realidade de mercado e obter conhecimento das políticas públicas destinadas ao setor.

Após a cerimônia de abertura do evento, foi proferida uma palestra com o tema Políticas Públicas de Turismo, pelo assessor Especial do Ministro do Turismo, Wilken Souto, que é especialista em Administração Pública.

A Semana Acadêmica do Turismo ocorre no câmpus do IFTO, em Palmas, até próximo dia 26 de outubro, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seden.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.