Chegou a vez dos alunos da Escola Municipal Doutor José Rodrigues, em Goianorte, participarem do Projeto Inspetor Júnior, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta terça-feira, 25. Esta última edição do Projeto iniciou na segunda-feira, na Escola Municipal Josefina Ribeiro dos Santos, no município de Colméia e passará ainda por três escolas até sexta-feira, 28, quando será finalizado. O objetivo é despertar a consciência de crianças e jovens para o consumo de produtos de origem animal inspecionados visando à segurança e qualidade alimentar.

O Projeto já alcançou mais de 1,3 mil crianças desde a sua criação, em 2015. Os temas são abordados de forma lúdica, incluindo palestras, produção de cartazes, blitz educativas e a distribuição de folders e cartilhas. “O resultado é muito positivo porque os estudantes despertam o interesse de colaborarem com a preservação da saúde não só da sua família, mas de toda a comunidade e, com isso, tornam-se nossos parceiros no combate à comercialização de produtos clandestinos”, destacou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Durante a passagem do Projeto pela Escola Municipal Josefina Ribeiro dos Santos, em Colméia, que ocorreu na segunda-feira, 24, a diretora Valéria Farias enalteceu a iniciativa e avaliou o aproveitamento dos alunos. “Essas informações é de grande valia para nossa comunidade, pois incentiva a mudança de hábitos”, já o professor João Machado Gomes Neto complementou. “Para cada um de nós hoje ficou uma lição sobre a importância de observar as informações do produto e os riscos à saúde provocados por alimentos sem procedência”, disse.

A estudante da 5ª série Alícia Magela sentiu-se incentivada não só em observar os selos de inspeção que devem conter nos produtos, mas de se tornar também uma profissional da área para fiscalizar. “Eu não sabia nada sobre a diferença de produtos inspecionados e clandestinos, agora eu aprendi tanta coisa boa e o jeito correto de consumir ovos, leite e carnes”, comentou.

O Projeto Inspetor Júnior é uma parceria da Gerencia de Inspeção Animal e da Gerência de Educação Sanitária da Adapec, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os recursos são oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Programação 

26/10/2016 – Fortaleza do Tabocão – Escola Municipal Rui Brasil

27/10/2016 – Rio dos Bois – Escola Municipal Ilana Tavares da Costa

28/10/2016 – Miranorte – Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Pereira de Sousa

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitos eleitos conhecem desafios da administração durante encontro em Brasília
Próximo artigoMinistério anuncia recursos de R$ 120 milhões para fomento do turismo no Tocantins