Nesta quarta-feira, 22, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo iniciou as reuniões descentralizadas com a participação de cerca de 60 servidores da delegacia regional de Colinas, que é composta por 16 municípios e duas barreiras fixas. Neste primeiro dia, foram abordados temas ligados a área de administração e finanças. Na quinta-feira, 23, os debates serão encerrados com temas ligados as áreas animal e vegetal.

Na ocasião, o presidente da Adapec reforçou a missão da instituição demonstrando o levantamento das ações realizadas, desde que assumiu a gestão, pediu o comprometimento de todos os servidores em prol do agronegócio estadual, bem como, apresentou um panorama da delegacia regional. “Desde que assumi a Agência tenho acompanhado de perto a execução do trabalho, por isso, conseguimos otimizar as fiscalizações, reduzir custos de contas fixas em 20% nos últimos meses, e continuar mantendo o Estado livre de doenças e pragas”, enfatizou Humberto.

Entres as principais inovações abordadas estão: Criação do manual de blitz; Inserção de reuniões técnicas frenquetemente com inspetores e fiscais agropecuários; Intensificação de combate dos clandestinos; Adequação ao Sisbi e execução do Projeto Inspetor Júnior. “Ouvi pessoalmente todas as demandas, a maioria já vem sendo providenciada há algum tempo, já que muitas dependem de processos licitatórios. Estamos fazendo todos os esforços, porque temos compromisso com os servidores e com a sociedade”, destacou Humberto Camelo.

O inspetor agropecuário de Arapoema, José Carlos Cerqueira Falcão, falou que a reunião é de fundamental importância para o conhecimento dos dados e ações de todas as áreas. “Observo que há uma evolução constante a respeito das ações da Adapec, e esse espaço possibilita fazermos nossas reivindicações e discutirmos as atividades do nosso município”, disse.

O fiscal agropecuário, Domingos Cardoso, da barreira fixa de Couto Magalhães e Pau D’arco, também avaliou a reunião de forma positiva e esclarecedora. “Foi uma das melhores coisas que aconteceram, tiramos dúvidas, em todos os sentidos, tanto do escritório local quanto das barreiras fixas e volantes. Portanto, confiamos no resultado”, afirmou.

Mais temas

Durante o encontro, a assessora técnica de planejamento e orçamento da Adapec, Flávia Melo, falou sobre as fases do planejamento e orçamento, Plano Plurianual (PPA), origem de metas de convênios, entre outros. “É uma oportunidade de mostramos nossos esforços e como é feito o nosso trabalho, desde a formalização do convênio até a prestação de contas”, pontuou.

A palestra sobre a área administrativa foi proferida pela diretora de administração e finanças da Adapec, Lindaura Aguiar, com ênfase no patrimônio, recursos humanos, utilização de veículos e aquisição de materiais permanentes. “O processo de aquisição de peças de informática já foi homologado no Diário Oficial, dividido em três etapas para adequação a demanda orçamentária e financeira. Na primeira etapa, está prevista o conserto de 30 máquinas e 50 nobreaks, que visam atender todas as regionais”, disse.

A revitalização do Sistema Informativo de Defesa Agropecuária (Sidato) foi apresentando pelo gerente da Tecnologia da Informação, João Filho Borges Leite, onde foram apresentadas as novas funcionalidades e melhorias no procedimento de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).

Delegacias regionais

As reuniões devem ocorrer nas 11 delegacias regionais da Agência, que além de Colinas, fazem parte as cidades de Araguaína, Araguatins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputados querem modificar lei sobre taxas cartoriais
Próximo artigoTJ nega Habeas Corpus a ex-prefeito de Goiatins acusado de crime de responsabilidade