Passados quase três meses desde a posse do Governador Marcelo Miranda (PMDB), até o momento não foram nomeados os Chefes Locais e Delegados Regionais das Unidades Locais de Execução de Serviços da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC-TO), autarquia que é responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado. O impasse preocupa a comunidade ruralista, pois sem responsáveis pela política de Defesa Agropecuária, o Tocantins corre risco até mesmo de perder a certificação internacional de zona livre contra febre aftosa com vacinação.

O Presidente do Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária da ADAPEC (SINDEFESA-TO), Antônio Caminha, diz que a situação é preocupante, pois não tem ninguém responsável pela assinatura de documentos oficiais. Faltando ainda, coordenação sobre as vigilâncias nos programas sanitários oficiais. O mais grave ainda é que dois inquéritos para conhecimento da existência de doenças estão em andamento (Brucelose – Tuberculose e Peste Suína Clássica) e faltam menos de sessenta dias para abertura da campanha de vacinação contra febre aftosa, que deve ser realizada de 1º a 30 de maio.

Antônio Caminha disse que a demora em definir a estrutura do órgão e as pessoas responsáveis pelas execuções das atividades põe em risco um trabalho de 17 anos, e que a expectativa era de que a política de defesa agropecuária fosse melhorar na atual gestão. Com a eleição de Marcelo Miranda, houve uma expectativa positiva para que o avanço da Agência fosse efetivamente concretizado, entretanto, até o momento nenhuma nomeação foi efetivada, nem tampouco a estrutura do órgão proposta foi viabilizada.

Caso prossiga o impasse, o Tocantins passará a ser visto como um estado desorganizado perante o Ministério da Agricultura, e isto põe em risco suas credenciais para avançar para zona livre de aftosa sem vacinação. Pior ainda será um rebaixamento, por conta da desorganização. O Presidente da ADAPEC, Humberto Camelo, reconheceu recentemente que está aguardando para os próximos dias a definição da estrutura e dos nomeados.(Ascom)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.