O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) participou nesta quinta-feira, 15,  ao lado do ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do governador Marcelo Miranda (MDB) e de diversas lideranças da cerimônia de abertura da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins – Safra 2017/18.

O parlamentar destacou a importância do evento e reforçou a sua defesa da cadeia produtiva de grãos no Estado. “Meu amigo e colega de partido Blairo Maggi tem sempre nos atendido quando o assunto é o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. Com a sua vinda aqui neste evento ele pode confirmar a importância de apoiar o nosso Tocantins, que tem a soja como maior destaque na produção grãos do Estado”, destacou.

Em sua fala, Maggi falou sobre a produção na Fazenda Bacaba, local em que ocorreu a colheita inaugural, e destacou a pontencialidade de todo o Tocantins. “Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos”, disse.

Já Miranda destacou a importância do diálogo que vem sendo feito pelo Estado com o Governo Federal, especialmente com o Ministério da Agricultura. “Tenho a certeza de que não somente a produção de grãos marcará o diálogo com o MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], mas todos os setores ligados ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do abastecimento no Tocantins”, apontou.

O evento ocorreu no município de Caseara e foi organizado pela parceria entre Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro-TO).

Aprosoja

Presidente da Aprosoja, Mauricio Buffon também falou sobre importância das parcerias para a manutenção da produção de grãos no Estado. “A Agricultura produz renda e, para continuarmos crescendo, contamos com o apoio do Governo nas questões ligadas à infraestrutura logística. Na esfera nacional, uma das importantes discussões é a Lei Kandir, essa é a nossa maior defesa, que não se mexa nessa lei”, pontuou.

Dados

De acordo com dados divulgados pelo Mapa, o último levantamento da Conab apontou para uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de UU$ 809 milhões de dólares. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do estado.

Presença

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Valderez Castelo Branco; Valdemar Júnior; Nilton Franco; as deputadas federais Dulce Miranda e Professora Dorinha; o senador Ataídes Oliveira; a prefeita de Caseara, Ildislene Santana; o presidente da Câmara de Vereadores, José Bonfim; o Superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra; o Presidente do BASA, Marivaldo de Melo; o vice-presidente da FAET, Paulo Carneiro; os representantes do grupo LOCKS e proprietários da Fazenda Bacaba, Itamar e Samuel Maggi; o Secretário do Ministério da Agricultura, Coronel Castilho e diversas autoridades estaduais.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.