Senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO)
Senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO)
Senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO)

“O Senado não pode se omitir do debate sobre o combate ao zika vírus e ao Aedes aegypti. A população exige com urgência respostas sobre essa epidemia devastadora, que vem se multiplicando de forma alarmante no país”, ponderou o senador Ataídes Oliveira nesta terça-feira (16), na retomada dos trabalhos da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle.

 
Vice-presidente da comissão, Ataídes  apoiou o requerimento para a realização de uma sessão temática sobre a epidemia no Plenário do Senado. Além do ministro da Saúde, Marcelo Castro, o senador sugeriu que sejam convidados especialistas na área, como o diretor-geral do instituto Butantan, Jorge Kalil, e o virologista Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas. As duas instituições já começaram a pesquisar uma vacina contra o zika. Ataídes também quer ouvir o presidente da Anvisa, o sanitarista Jarbas Barbosa, que participou das negociações com o governo norte-americano para o desenvolvimento conjunto da vacina.
 
Negligência e falta de planejamento
 
Para o senador tocantinense, o avanço explosivo do zika no Brasil reflete a falência do sistema público de saúde nacional. “Por que, afinal, chegamos a essa situação de emergência? Há quanto tempo o governo vem negligenciando o combate ao Aedes aegypti e as campanhas de conscientização sobre as doenças que ele transmite?”, questionou. “Falta, antes de tudo, planejamento estratégico. Falta profissionalismo, falta gestão”, acrescentou.
 
Ataídes também alertou para a necessidade de se aumentar os investimentos em ciência e pesquisa no país. Pelos dados da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o investimento no setor não passa de 1,2% do PIB. A média mundial é de 2,1%; Estados Unidos investem 2,7% do PIB em ciência e pesquisa; o Japão investe 3,3% e a Coreia do Sul, 4%.
foto  1 – O senador Ataídes Oliveira: “Falta, antes de tudo, planejamento estratégico. Falta profissionalismo, falta gestão”
Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura realiza venda de lotes no Distrito Industrial de Palmas com preço bem inferior ao de mercado
Próximo artigoPaulo Vieira, comediante tocantinense é protagonista de clipe em ritmo do arrocha