Foi homologado pela justiça nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro de 2021, o Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e o município de Guaraí, que garante aos professores o pagamento do Piso Salarial e das progressões atrasadas.

O Acordo é fruto de uma longa trajetória de luta realizada pelo Sindicato na defesa dos Profissionais da Educação, iniciada ainda no ano de 2017, ano em que o Sindicato e seus Sindicalizados iniciaram uma série de atos públicos reivindicando o pagamento de seus direitos.

Além das manifestações, ao longo desses anos foram várias as reuniões em que o Sintet buscou regularizar junto a Prefeitura, os pagamentos dos direitos dos Profissionais da Educação, sem que até então houvesse resposta do pagamento aos servidores.

O Sindicato então promoveu ações judiciais buscando o recebimento do Piso Salarial do Magistério e do pagamento e das Progressões e Titularidades, sendo que a ação do Piso foi julgada procedente em duas instâncias.

Em dezembro de 2021, após várias tratativas entre a Gestão Municipal e o Sindicato, foi firmado o acordo que irá beneficiar centenas de professores, restituindo-lhes seus direitos atrasados há anos.

“É um momento de grande comemoração para todos, contudo, é preciso lembrar que a luta incansável pelos direitos, via administrativa e judicial, feita pelo Sindicato e seus sindicalizados é que resultou na vitória hoje experimentada pela categoria”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

O Sintet já inseriu no processo mais de noventa Termos de Anuência em favor dos Professores que tão logo receberão os valores devidos pela Prefeitura.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPublicado edital para concurso de defensor público no Tocantins com salário de R$ 30,4 mil
Próximo artigoServidores da Saúde de Palmas entregam brinquedos e mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados na Gincana da Multiplicação