Profissional de saúde recebe vacina Sputnik V contra a Covid-19 em um hospital regional de Tver, cidade a cerca de 180km a noroeste de Moscou. — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters

A Rússia começou neste sábado (05) a campanha de vacinação voluntária em grande escala contra a covid-19, com Moscou sendo a primeira cidade do país a iniciar a imunização.

A vacina Sputnik V, desenvolvida Centro de Pesquisas Gamaleya e pelo Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), foi distribuída em 70 clínicas da capital e será disponibilizada inicialmente a profissionais de saúde, professores e assistentes sociais – grupos que, segundo o governo, correm mais risco de exposição ao novo coronavírus.

O governo russo excluiu idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas, pessoas que tiveram doenças respiratórias nas últimas semanas ou com certas condições de saúde adjacentes da vacinação.

A imunização tem caráter voluntário e para participar do programa é necessário se registrar no site da prefeitura de Moscou. Segundo o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, mais de 5 mil voluntários se inscreveram para receber a vacina nas primeiras horas da liberação das inscrições.

Todo o procedimento de imunização leva cerca de uma hora, pois inclui um exame médico, a preparação da vacina – ela deve ser descongelada no local –, e um período de observação de meia hora após a aplicação.

Com quase 12 milhões de habitantes, a capital russa tem sido o epicentro da pandemia no país, e registrou nas últimas 24 horas 7.993 novos casos. Os números estão bem acima da média de setembro, que era de cerca de 700 novas infecções diárias.

Apesar da segunda onda, o governo tem evitado reimpor um lockdown e medidas restritivas, mantendo restaurantes abertos e optando apenas por um toque de recolher às 23h.

“O governo e autoridades têm repetido que a situação está sob controle e que não querem impor uma quarentena no país devido à vacina que estão lançando”, afirmou a correspondente da DW em Moscou Emily Sherwin.(Dw.com)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar Marinho solicita em regime de urgência sinalização na LO-02 na 104 norte
Próximo artigoHomem é preso por estuprar criança no norte do Tocantins; vítima é enteada do suspeito