Os vereadores Elson Bujica e Eudo Araújo travam uma luta para a realização do primeiro concurso público da Câmara Municipal de Xambioá, norte do Tocantins.

Os pares já conseguiram por meio de requerimento aprovação na casa legislativa para a realização do seletivo, lembrando que a Câmara de Xambioá em toda sua história, desde 1958, nunca realizou um concurso, sendo que todos os funcionários da casa são comissionados e indicados políticos.

O Tribunal de Contas do Tocantins vem recomendando a realização do certame, desde o biênio da presidência do ex-vereador Jardel Rocha 215/2016. Lembrando que a Lei Complementar nº 40/2019, obriga a realização de concurso para que a estrutura administrativa seja definida.

Conforme o documento de autoria dos dois parlamentares, que cita o processo nº 2021 0002399, em tramitação na promotoria de Xambioá, existe uma suposto esquema de nepotismo cruzado entre a prefeitura e câmara da cidade.

Os vereadores acionaram o Ministério Público e solicitaram a intervenção do órgão junto a casa legislativa para que seja realizado o seletivo, e na última sexta-feira, 05, o promotor emitiu um termo de ajustamento de conduta dando prazo de 30 dias para a Câmara realizar o seletivo com prazo máximo de um anos para realização do concurso público.

Para os vereadores, a medida é uma vitória para a população de Xambioá.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRita Rocha explica importância da união das oposições e conclama; ‘toda a advocacia tem a responsabilidade de evitar o descaminho’
Próximo artigoMorre ex-deputado constituinte Luiz Tolentino