Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » PL 3098/2021 de autoria do deputado federal Carlos Gaguim avança mais uma etapa na Câmara
    NORTE

    PL 3098/2021 de autoria do deputado federal Carlos Gaguim avança mais uma etapa na Câmara

    Por Norte do Tocantins26 de outubro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Projeto de Lei do Amálgama, PL 3098/2021, está um passo mais perto de se tornar lei e proteger a saúde da população e o meio ambiente. O texto que prevê a proibição do uso de amálgamas de mercúrio em procedimentos odontológicos foi aprovado na Câmara dos Deputados, especificamente na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

    O PL 3098/2021 tem como objetivo vedar imediatamente a utilização de amálgamas de mercúrio em procedimentos odontológicos realizados em grupos sensíveis, incluindo gestantes, lactantes, mulheres em idade reprodutiva, crianças, adolescentes, pessoas com doenças neurológicas ou renais, pessoas com antecedentes de exposição prolongada e aquelas com diagnóstico de intoxicação por mercúrio. Transformado em lei, o prazo para a vedação do uso em toda a população no Brasil é de 3 (três) anos.

    A aprovação na CMADS representa um marco significativo no processo legislativo do PL 3098/2021. Agora, o projeto de lei segue adiante em sua jornada para se tornar lei federal. Uma vez aprovado, garantirá uma transição segura para alternativas mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

    O projeto também inclui a implementação de um Plano de Redução Gradativa do Uso de Amálgamas Dentários e a promoção do descarte ambientalmente responsável das sobras de mercúrio e amálgamas, demonstrando um compromisso com a saúde pública e o meio ambiente.

    O Deputado Federal Carlos Gaguim expressou sua gratidão a todos que apoiam este projeto de lei e trabalharam incansavelmente para sua aprovação. Ele destacou que esta iniciativa é fundamental para proteger a saúde dos brasileiros e garantir um futuro mais seguro e sustentável.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorApoiador de práticas inclusivas, TRE-TO sedia congresso internacional voltado para comunidade surda
    Próximo artigo Léo Barbosa destina recurso para aquisição de equipamentos e modernização tecnológica da sala de aula do 6º BPM
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.