O Hospital Geral de Palmas (HGP) marcou presença no XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) que aconteceu em Maceió/AL. A nutricionista doutora e coordenadora da equipe multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da unidade, Araída Dias Pereira, apresentou o trabalho intitulado “Tempo de permanência de pacientes hospitalizados em terapia nutricional parenteral no Hospital Público de Palmas”.

O trabalho foi realizado em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o que contribui para o fortalecimento da pesquisa que beneficia o serviço público de saúde.

“Participar deste congresso e divulgar o trabalho do hospital foi relevante porque contribui com o desenvolvimento da ciência, fortalece e aprimora conhecimento para medidas mais efetivas na assistência aos usuários do SUS. Além disso, a participação de servidores em eventos científicos dessa envergadura possibilita troca de experiências com profissionais de outros serviços e melhora a qualificação”, destacou a nutricionista.

Araída Dias Pereira ainda ressalta,  “O HGP é um importante centro de formação profissional, por isso é essencial contribuir com conhecimento científico. Esses dados da assistência parenteral possibilitam conhecer a demanda da nutrição parenteral no Estado e no âmbito do SUS”, afirmou.

Para o diretor administrativo João Carlos Medeiros, “é uma satisfação para nós uma profissional  do HGP apresentar um trabalho relacionado à  unidade em um congresso nacional. O conhecimento das nossas equipes está sendo divulgado e reforça a integração ensino e saúde”.

Sobre nutrição parenteral

A nutrição parenteral é uma das formas de nutrir o paciente quando este se encontra impossibilitado de receber a alimentação via oral ou enteral. Na nutrição parenteral os nutrientes são administrados pela via endovenosa e para tanto, requer prescrição médicos e cuidados de toda equipe multiprofissional assistencial.

Este tipo de dieta é indicado aos  pacientes que  estão com o trato gastrointestinal não funcionante ou que precisam de repouso, como em um pós-operatório.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorExplosão de novos casos de dengue no Brasil e cenário é alarmante
Próximo artigoTemporada de chuvas aumenta o risco de surto de dengue no Brasil