A expectativa é e que sejam analisadas, em média, aproximadamente 10 amostras por semana

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) iniciará nesta semana o processamento de testes de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), em tempo real para o diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox. O exame é padrão ouro para o diagnóstico da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teste é realizado através do Kit Molecular Monkeypox (MPXV), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi recebido pelo LACEN-TO na última semana.

“Tivemos uma reunião técnica com a equipe de Bio-Manguinhos/Fiocruz, para alinhamento com a equipe técnica do LACEN-TO, e esta semana os últimos ajustes e programações nos equipamentos estão sendo realizados, para que na próxima quinta-feira, 03 de novembro, inicie o processamento das amostras”, explicou a diretora LACEN-TO, Jucimaria Dantas.

Ainda segundo Jucimaria, “as amostras para os testes estão sendo recebidas e concentradas na unidade de Palmas. Firmamos a rotina de processamento quinzenal, então, seguindo as recomendações e prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde os resultados serão disponibilizados pelo LACEN-TO via Sistema GAL”, enfatizou.

A expectativa é que sejam analisadas, em média, aproximadamente 10 amostras por semana, atendendo todas as demandas das unidades de saúde do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorA pedido do MPTO, Justiça determina que Município de Porto Nacional suspenda decreto que restringiu o fornecimento de medicamentos
Próximo artigoHomem de 50 anos sofre acidente sobre ponte a caminho de Bernardo Sayão