As discussões parlamentares da sessão desta quinta-feira, dia 25, tiveram como principal foco a reforma administrativa no Executivo.  Os deputados cobram mudanças com vistas à redução de gastos da administração estadual, como aluguéis de imóveis, enxugamento da folha de pagamento e retorno de servidores cedidos aos municípios para os cargos de origem.

Para os deputados, a reforma administrativa é urgente e necessária. Eduardo Siqueira Campos (DEM) considerou que cada secretário do novo Governo poderá colaborar com a apresentação de relatório com medidas de economia para sua pasta. Outra medida cobrada é uma auditoria na folha de pagamento para verificar a necessidade de retorno ao cargo de origem de cada servidor cedido aos municípios.

Líder do Governo, Valderez Castelo Branco (PP) afirmou que, apesar de o governador eleito Mauro Carlesse estar no comando do Executivo estadual via eleição suplementar, somente a partir de 1º de janeiro de 2019 terá condições de atender às expectativas, devido aos impedimentos do mandato suplementar e do tempo insuficiente para a realização de seus projetos. “Sabemos das suas intenções e da sua competência, e acreditamos que serão feitas as mudanças necessárias para que o Estado se desenvolva”, frisou a líder.

Toinho Andrade (PHS) concordou com a importância da reforma para o aperfeiçoamento da máquina pública. “É preciso rever os contratos desses imóveis alugados no interior há mais de 20 anos e servidores cedidos. Temos certeza de que o governador Carlesse tem a competência e disposição para fazer as mudanças com vistas à prosperidade do Estado”, reafirmou.

Ricardo Ayres (PSB), por sua vez, considerou que o Tocantins precisa de algo mais do que uma reforma administrativa. Ele apontou a necessidade de reestruturação que vá além do Executivo. “Seria um projeto de economia de gastos que envolveria também os Poderes Judiciário e Legislativo, com a contenção de despesas e regalias para gerar um bem coletivo em defesa dos direitos sociais da população mais pobre do Estado”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo Siqueira solicita auditoria na folha de pagamento do Estado
Próximo artigoTecnologia: Justiça utiliza aplicativo e faz audiência via celular