Curtume em Gurupi
Curtume em Gurupi

Em decorrência de acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), a empresa JBS Couros S/A, de Gurupi, efetuou o pagamento indenização no valor de R$ 30 mil, a título de dano moral ambiental. O recurso foi direcionado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Facto).

A JBS Couros assumiu o compromisso de pagar a indenização por ter causado contaminação do solo e da água ao descartar incorretamente os dejetos líquidos decorrentes atividade de curtição do couro. A empresa possui um curtume no setor Parque Industrial, em Gurupi, e a prática irregular foi constatada em 2010, durante inspeção técnica.

O pagamento da indenização foi dividido em três parcelas, sendo uma para o Fundo Municipal de Meio Ambiente e duas para a Facto, que foram pagas nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.

Além de pagar a indenização, a JBS Couros assumiu o compromisso de reparar os danos ambientais, segundo consta em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a empresa e o MPE. A reparação ambiental acontecerá após a conclusão do estudo marcado para ser realizado em julho de 2018, se este confirmar a existência de contaminação das águas subterrâneas.

O caso é acompanhado pela Promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias, que atua na área de defesa do meio ambiente em Gurupi.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTemer veta uso de armas de fogo por agentes de trânsito
Próximo artigoJustiça Estadual leiloa fazenda de 543 hectares em Pedro Afonso