O Colégio Estadual Osvaldo Franco, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Araguatins, promoveu, no dia 23 de setembro, o mutirão de limpeza do córrego Brejinho.  A ação, que durou todo o dia, tem como objetivo recolher o lixo nas margens e no leito do Rio, que está com sua capacidade de infiltrar água da chuva prejudicada por causa da degradação. Entre o lixo coletado destacaram-se sacosplásticos, pneus, garrafas pets e madeiras.

Os participantes realizaram o plantio de mudas nativas nas margens do rio. Todo o trabalho foi realizado com a equipe de voluntário trajada de forma adequada, com calças e camisas de mangas compridas, tênis, sapatos e bonés.

A mobilização do evento foi realizada pelo estudante Rhenan Cauê Barbosa Batista. Segundo ele, foram estabelecidas parcerias.  “Além de envolvermos todas as escolas de Araguatins, fomos à universidade pedir apoio para o projeto, à Polícia Ambiental, ao Naturatins e à rádio local solicitar a participação de todos os araguatinenses no mutirão”, ponderou.

Houver parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Faculdade Integrada de Araguatins (Faiara) e da Organização Não-Governamental é o Clã Ambientalista X. Ocorreu na cidade uma carreata com a mobilização de toda a cidade com carros de passeio, bicicletas, motocicletas, o que incentivou a participação da população local no evento.

De acordo com Ana Cláudia Barbosa, professora de biologia, a ação proporciona qualidade de vida. “Esse trabalho visa restaurar o córrego e mostrar que juntos podemos mudar a realidade, basta querer. A conscientização da população, em relação à dependência do Meio Ambiente e melhor qualidade de vida, foi feita. Esperamos continuar com esse trabalho ”, destacou.

Instituições como a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Faiara, Onge e Unitins foram parceiras.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAções de Carlesse e Wanderlei Barbosa à frente do Governo eleva posição do Tocantins no ranking dos estados
Próximo artigoBernadete Aparecida visita cidades no fim de semana, conversa com moradores e fala de suas propostas