dinheiro apreendido
dinheiro apreendido
dinheiro apreendido

Depois de ser noticiada, na imprensa nacional e local, a prisão de quatro pessoas em Goiás, seguida da apreensão de R$ 504 mil, de origem ignorada, que seria utilizada para abastecer campanhas eleitorais no Tocantins, o senador Ataídes Oliveira, candidato a Governador do Estado do Tocantins, decidiu ingressar na Justiça uma representação visando à abertura de Investigação Judicial Eleitoral.

A medida tem como objetivo apurar o uso indevido e o abuso do poder econômico e de autoridade, para prejudicar candidatos, coligações e pessoas envolvidas na operação da Polícia Civil de Goiás, ou a ela relacionadas.

Segundo Ataídes, deixar passar em branco um escândalo dessas proporções é desrespeitar o eleitor e desconsiderar a seriedade do processo eleitoral. “Os tocantinenses precisam urgentemente de uma resposta sobre esse caso, e os envolvidos precisam ser responsabilizados na forma da legislação eleitoral, para assegurar a integridade e o correto andamento das eleições que se aproximam”, afirmou.

Deflagrada em Piracanjuba (GO), na última semana, a operação policial, prendeu quatro homens com dinheiro e planfletos de candidatos de pelo menos duas das coligações que disputam a eleição no Tocantins, em uma aeronave pertencente a uma empresa prestadora de serviços ao governo do Estado.

Diante das controvérsias apresentadas e da negativa dos candidatos envolvidos, o que se vê é uma história muito mal contada. Fica evidente o envolvimento de candidatos das coligações referidas com uma quadrilha operando dinheiro de origem ilícita ou duvidosa, destinado a abastecer o caixa dois das campanhas. Além disso, se sobressai o favorecimento de empresas com contratos governamentais, as quais retribuem com favores financeiros para as campanhas e com empréstimos de aeronave, sem a necessária e correta contabilização na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Assim, a coligação “Reage Tocantins” pedirá o bloqueio judicial dos valores apreendidos e das contas bancárias que receberam as transferências noticiadas na imprensa, bem como a quebra do sigilo telefônico e bancário dos envolvidos.

A ação de Investigação Judicial Eleitoral, sendo procedente, implicará na declaração de inelegibilidade de todos os que contribuíram para a prática dos atos ilícitos, no que se refere a eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes, e, se eleitos, na cassação dos respectivos registros e diplomas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovem mata mulher na praça da Bíblia em Axixá e foge, seu pai quem foi preso por outro crime
Próximo artigoAragão cobra explicações de Kátia Abreu sobre motorista do PMDB no escândalo do avião