(BlackJack3D/Getty Images)

O Tocantins registrou a confirmação do primeiro caso da variante Delta da Covid-19 nesta terça-feira, 17, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esse primeiro caso é um paciente de 36 anos, atendido em julho na Unidade de Saúde da 503 Norte, em Palmas. Uma investigação clínica/epidemiológica sobre o caso é realizada pelos Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) Estadual e Municipal.

Conforme a SES, a amostra foi coletada e enviada para o Laboratório Central De Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) no dia 13 de julho e encaminha para o sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 21 de julho. Entretanto, a confirmação do caso somente chegou nesta terça-feira já que o laboratório realiza a análise de amostras de todo o País. A Saúde Estadual informou que uma investigação clínica/epidemiológica do paciente visa descobrir se o infectado com a variante é morador da Capital ou não. Também será verificado o estado do paciente, se está recuperado ou faleceu, além da informação se já havia tomado algum imunizante. A investigação ainda, segundo a SES, irá verificar se houve contaminação comunitária. “A confirmação deste caso reafirma que a população deve continuar com as medidas de combate à doença, bem com o uso das máscaras, a higienização das mãos com o álcool em gel, não aglomeração e a imunização de quem já está entre os grupos prioritários e receberam a 2ª dose.

Segundo estudos recentes, as vacinas são eficientes e protegem também contra a Delta, mas ela é mais virulenta, ou seja, transmite mais rápido e infecta mais pessoas. Fizemos questão de manter o princípio da transparência, comunicando a população sobre esta confirmação, mas não há motivos para desespero, pois a Gestão Estadual está vigilante à proliferação de novas variantes e segue firme nas medidas de combate à Covid-19”, explicou o secretário da Saúde, Edgar Tollini.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado pede a realização de concursos para quadro geral, saúde e educação do Tocantins
Próximo artigoCarga de peixe é completamente saqueada após caminhão tombar no Norte do Tocantins